Páginas

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Conferência Municipal de Vigilância em Saúde defende SUS Público de Qualidade

Foi realizada no sábado (19), na Câmara de Vereadores de Campo Bom, a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, evento realizado pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Objetivo do encontro era estender as discussões em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e desenvolver ações para a construção de uma Política Municipal de Vigilância em Saúde. O evento também debateu o acesso e integração das práticas e processos de trabalho das vigilâncias epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental e do trabalhador e dos laboratórios.
O prefeito Luciano Orsi demonstrou a preocupação com a diminuição de recursos destinados para a saúde pelo Governo Federal. “Apesar da limitação de verbas, temos o desafio de fazer sempre mais pelo cidadão com menos, utilizando da melhor forma possível os recursos financeiros e humanos para dar mais dignidade de atendimento aos cidadãos. E esse é um momento para ampliarmos este debate e ver de que forma podemos evoluir e encontrar soluções para as adversidades enfrentadas na área de saúde. Uma das formas é investir em saúde preventiva, o que temos feito de forma intensificada desde o início da gestão”, definiu Orsi.
“A Administração Municipal tem buscado fortalecer as políticas públicas, seja na ampliação ou integração dos sistemas da Rede SUS. A Conferência Municipal foi uma oportunidade a mais de debater a atuação dos programas que compõem todas as vigilâncias e sobre as competências de cada ente federado, no fortalecimento das ações e serviços do SUS. O encontro serviu para discutir o contexto da qualidade de vida da população e criar um norteamento para o município no que diz respeito à saúde”, definiu a titular da SMS, Suzana Ambros Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário