Um grupo de 25 marcas de calçado brasileiras estará em
Moscou na próxima semana para a 4ª Missão Comercial Rússia, iniciativa que visa
promover uma imersão estratégica no mercado do país. De 6 a 8 de junho, o hotel
Radisson Royal, localizado no centro da capital russa, será palco para a
apresentação das coleções primavera-verão das empresas participantes. A ação é
desenvolvida pelo Brazilian Footwear, programa de promoção de exportações
mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em
parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil).
A Missão Comercial é parte da estratégia de inserção de
marcas brasileiras no país, iniciada em 2013 após realização de um estudo de
mercado e de uma Missão Prospectiva. Em 2015, a Rússia foi responsável por
cerca de 3% do total das exportações do setor – o destaque, porém, fica por
conta do valor agregado do produto exportado para o país: o preço médio do par
comercializado é de US$ 13, quase o dobro da média geral (US$ 7,7). “Os russos
têm uma percepção muito positiva do Brasil e do calçado brasileiro.
Recentemente, o mercado tem buscado uma diversidade maior em relação ao
material dos calçados importados, algo que o amplo mix de marcas brasileiras
tem plenas condições de oferecer”, declara Ruísa Scheffel, analista de Promoção
Comercial da Abicalçados.
Agenda
Em Moscou, as marcas
Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy, Cartago, Vizzano, Beira Rio, Moleka, Molekinha,
Modare, Shoetherapy, Capodarte, Dumond, Itapuã, Kildare, Sollu, Jorge Bischoff,
Loucos e Santos, Ferracini, Werner, Lia Line, Sua Cia, OFF Line, Pampili e
Stéphanie Classic participarão de um Seminário Preparatório, visitas ao
comércio local e três dias de rodadas de negócios, que incluem reuniões com
compradores e distribuidores em um showroom exclusivo das marcas. “O formato de
Missão Comercial tem se mostrado muito efetivo para o mercado russo. Com o
apoio de uma empresa local de matchmaking, que realiza previamente um estudo
aprofundado de cada uma das marcas participantes, agendamos reuniões de negócio
que possibilitam encontrar parceiros e compradores locais interessados em cada
tipo de produto ofertado pelas empresas”, afirma Ruísa.
Promoção de imagem
Paralelamente ao showroom, no dia 6 de junho, será realizada
também uma ação de relacionamento entre as marcas calçadistas brasileiras e
formadores de opinião locais. O tradicional Photocall é uma oportunidade para
que jornalistas, blogueiros e demais influenciadores conheçam e interajam com
os produtos e representantes das marcas participantes, produzindo imagens que
mais tarde serão utilizadas para divulgação nos meios de comunicação russos.
(Fonte: Abicalçados)
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