Entidade prevê um gasto médio de R$ 90,00 na aquisição de presentes, indicador semelhante ao registrado em 2015
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande
do Sul - FCDL-RS acredita que as vendas no Dia dos Namorados em 2016 deverão se
manter no mesmo patamar registrado em 2015. Isso em função do atual momento
vivido pela economia brasileira, cujo viés de queda de consumo está sendo
interrompido, tendo chegado ao seu limite. É fato, porém, que no Rio Grande do
Sul o fato do ICMS ser maior do que em muitos outros estados brasileiros pode
inibir um pouco mais o potencial de vendas.
O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, com base no
estudo realizado pela entidade, aponta que os presentes deverão estar
concentrados em artigos do vestuário e calçados, perfumaria e cosméticos, além
de outros artigos de uso pessoal. Segundo ele, realizar promoções atraentes
será uma bela maneira de atrair os consumidores, ainda temerosos em gastar.
“O impacto no orçamento das famílias brasileiras com a instabilidade
econômica e política do país foi grande. Aos poucos, as pessoas estão querendo
retomar seu potencial de compra, mas isso leva algum tempo. No Dia dos
Namorados, acreditamos que os consumidores irão fugir de aquisições feitas por
meio do rotativo dos cartões de crédito e uso do cheque especial. A melhor
alternativa é as lojas utilizarem crediário próprio, que deverá estar protegido
contra a inadimplência através do uso do SPC. Vale lembrar que recente pesquisa
da FCDL-RS mostra que uma em cada três pessoas que procuram crédito nas lojas
estão inadimplentes. Por conta desse quadro, as vendas à vista vem se tornando
cada vez mais comuns”, aponta Vitor Augusto Koch.
A FCDL-RS também espera uma maior seletividade dos clientes,
na busca da melhor relação custo-benefício dos produtos a serem adquiridos.
Isso deverá reduzir levemente o ticket médio dos presentes adquiridos. Em 2014,
a média gasta foi de R$ 105,00. Já em 2015, foi de R$ 90,00 por produto
vendido, indicador que deve se manter em 2016.
As mulheres tendem a gastar e presentear mais do que os
homens nesta ocasião. Segundo estudo feito pelo Observatório Econômico da
Universidade Metodista do ABC, de São Paulo, 53% das vendas serão direcionados
aos maridos e namorados e 37,3% para as esposas e namoradas. Ou seja, as
mulheres são mais propensas a presentear na data em questão, enquanto os homens
devem ser mais insistentemente lembrados do Dia dos Namorados.
“Isso mostra que os lojistas podem incrementar suas vendas
se conseguirem atrair um número maior de consumidores homens, lembrando-os da
importância de presentear suas namoradas, noivas e esposas nesta data”, diz
Vitor Koch.
A FCDL-RS também lembra aos lojistas do setor varejista a
importância de prestar um atendimento ainda mais qualificado aos seus clientes,
especialmente pelo fato do Dia dos Namorados ter um apelo sentimental muito
forte. Como os presentes são direcionados, o ideal é que vendedores homens
atendam as mulheres e que as vendedoras atendam os homens, possibilitando uma
troca de opiniões a respeito dos artigos.
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