O setor calçadista brasileiro volta os olhos – e as
esperanças – para a 48ª edição da Feira Internacional da Moda em Calçados e
Acessórios – Francal. Realizada entre os dias 26 e 29 de junho, no Pavilhão de
Exposições do Anhembi, em São Paulo, a feira reunirá mais de 500 empresas de
calçados brasileiras para o lançamento das coleções de primavera-verão.
O presidente-executivo da Associação Brasileira das
Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, ressalta a importância da
principal feira de lançamentos de coleções de primavera-verão do Brasil.
“Embora o momento econômico do Brasil não seja favorável para prognósticos
positivos, especialmente no mercado doméstico, temos expectativas positivas
para os negócios internacionais”, projeta o executivo, ressaltando que o dólar
valorizado e a qualidade inerente ao calçado nacional devem ser motivo de
sucesso nas vendas internacionais durante o evento. “A nossa expectativa
positiva para a Francal passa,
essencialmente, pelo mercado externo. O Brasil é reconhecido internacionalmente
pelas coleções de primavera-verão, justamente as que serão apresentadas na
feira”, frisa Klein.
Retomada
O presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, ressalta que a
recuperação do setor passa pela Francal, por ser a feira que lança oficialmente
as coleções para a maior temporada de vendas de calçados do Brasil. “Estamos
bastante confiantes para mais esta edição, especialmente porque ela acontece
num momento de retomada da confiança de fabricantes, investidores e
consumidores”, comenta. Segundo Abdala, a economia brasileira deve, mesmo que
de forma lenta e gradual, iniciar o processo de recuperação. “Ao mesmo tempo,
as condições para exportação tendem a continuar favoráveis, de modo que os
calçadistas terão novamente dois mercados fortes para atender”, projeta o
dirigente.
Presença
A Abicalçados estará presente na Francal com ações de
promoção comercial e de imagem, relacionamento e desenvolvimento.
Uma das iniciativas da entidade será o Projeto Comprador
VIP, que nesta edição levará compradores da Colômbia – Grupo Cueros Velez e
Mario Hernandéz – e da Rússia – Econika – para negociarem com os expositores do
evento. Neste ano, repetindo o que foi realizado na Couromoda, a equipe da
Abicalçados apoiará ainda o Projeto
Comprador da Apex-Brasil, que traz para o Brasil compradores do Grupo La Moda,
da Rússia.
Além do Projeto Comprador VIP, a entidade promove mais uma
edição do Projeto Imagem, que nesta edição trará jornalistas de importantes
veículos setoriais internacionais: Serma (Argentina), CueroAmerica (Argentina),
Global Fashion (Espanha), Style America (Colômbia), Ars Arpel (Itália), FotoShoe (Itália), Moda Pelle
(Itália) e Chausser Magazine (França).
Ambos os projetos são promovidos através do Brazilian Footwear, programa de
apoio às exportações de calçados mantido pela Abicalçados e pela Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Informação
Com o objetivo de capacitar e desenvolver profissionais do
setor calçadista, sejam eles do varejo ou da indústria, a Abicalçados promoverá
mais uma edição do Talk Shoe. As palestras acontecem nos segundo e terceiro
dias da feira, no Espaço Arena Verão.
A programação inicia às 14 horas do dia 27 com a palestra da
professora Luciane Zorzo, da ESPM-Sul, que falará sobre “Design Estratégico
aplicado à Economia Criativa”. Após, a partir das 15 horas, iniciam as
palestras com os representantes de algumas das empresas vencedoras da 4ª edição
do Prêmio Direções, entregue em abril passado. A primeira exposição será de
Fernando Eduardo Muller, Designer da Usaflex, que irá falar sobre o case
Usaflex Care Diabetes. Na sequência, às 16 horas, será a vez de Luciano
Schiling, gestor Estratégico da Plugt, que irá falar sobre o case Plugt + Fiat,
que deu origem ao Babuche Baby Uno.
No dia 28 o ciclo de palestras inicia com a apresentação do
professor da ESPM-Sul, Artur Vasconcellos. O profissional falará sobre “Love
Marks: como construir marcas queridas
que conquistam o coração dos consumidores” a partir das 14 horas. A partir das
15 horas inicia a exposição do case Insecta Shoes, de Bárbara Mattivy. A última palestra do dia será de Ana Paula
Costa, professora da ESPM-Sul, que falará sobre Marketing Experiencial partir
das 16 horas.
No segundo dia da mostra (27) a Abicalçados promove a
tradicional coletiva de imprensa. O encontro com jornalistas será no Palco
Gerânio, ruas K/L com passarela 2, às 12 horas. (Fonte: Abicalçados)
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