As marcas de calçados brasileiras comemoram mais uma exitosa
participação na feira de calçados Expo Riva Schuh, em Riva Del Garda, na
Itália. A participação das 41 marcas nacionais na mostra realizada entre 11 e
14 de junho, foi proporcionada pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às
exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de
Calçados (Abicalçados) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (Apex-Brasil).
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruísa
Korndorfer Scheffel destaca que a participação nacional vem em crescimento na
feira italiana. Em junho do ano passado, 23 marcas participaram, sendo que a
expectativa de negócios era de US$ 17 milhões nos meses subsequentes à feira.
Neste ano, as 41 marcas totalizam estimativas de US$ 26 milhões em negócios
alinhavados no evento.
“Somente na feira, foram comercializados mais de 100 mil
pares por US$ 2 milhões. Mas o grande volume de vendas ocorre mesmo com os
negócios alinhavados”, avalia Ruísa. Segundo a analista, importadores de quase
70 países visitaram as marcas brasileiras, com destaque para Itália, Rússia,
Inglaterra, Portugal, Polônia e Israel. O relatório da Abicalçados aponta,
ainda, que foram mais de 600 contatos com importadores, sendo quase metade
deles de novos e potenciais clientes.
Para Ruíisa, o fato de o dólar estar valorizado, aliado à
qualidade das coleções apresentadas, garantiu o sucesso das marcas nacionais.
“Apesar de notar-se uma diminuição na visitação do evento, percebe-se que os
compradores que vieram tinham intenção de compra ou negócios futuros, estavam
focados”, destaca.
Avaliações
Estreando na Expo Riva Schuch, a Azaleia busca uma retomada
nas exportações da empresa. Para Evandro Paulo Weyermuller, a participação
superou as expectativas. “Tivemos ótimos contatos. Para a Azaleia, que aos
poucos está voltando a atuar no mercado externo, o timing da feira é correto
para encontrar distribuidores e desenvolver os produtos de acordo com a
aceitação do mercado”, avalia. Weyermuller conta que os contatos realizados
foram de acordo com o perfil da empresa, que é de grande volume.
Para Leonardo Sauter, representante da Werner, houve um
incremento de pedidos na relação com a feira do ano passado, apesar de uma
visitação menor. “Parece que os clientes estão mais cautelosos em relação à
assertividade das compras, avaliando muito mais a negociação para ter certeza
de que está comprando o que, de fato, terá aderência no varejo”, comenta,
acrescentando que, nesta edição, a marca abriu um novo cliente na Irlanda.
O dólar foi um fator diferencial de sucesso para o diretor
da Andacco. Segundo Benevenuto Arantes, a mostra trouxe clientes de alta
qualidade e focados em negócios, já que a moeda norte-americana em alta deixou
o produto brasileiro mais competitivo.
A consultora comercial internacional da Klin, Silvana
Silveira ressalta que o Brasil parece ter entrado, novamente, no radar do
mercado internacional. Para ela, o preço mais competitivo aliado à qualidade do
produto foram determinantes para o sucesso da feira de calçados italiana. “Foi
a melhor edição de verão que participamos”, comemora Silvana.
Expo Riva
A Expo Riva Schuh recebeu 1,3 mil marcas expositoras
provenientes de 40 países e mais de 12 mil visitantes de 100 países.
Participaram da Expo Riva Schuh as marcas Bibi, Klin, Werner, Andacco, Carrano,
Madeira Brasil, Piccadilly, Lilybi, Pegada, Cecconello, Vizzano, Beira Rio,
Moleca, Molekinha, Modare, Capodarte, Dumond, Usaflex, Tabita, Pampili, Cravo
& Canela, Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Ramarim, Comfortflex, Whoop,
Sollu, Stéphanie Classic, Sauter, Kidy, Capelli Rossi, Indiana, Azaleia,
Dijean, Opanka, Boaonda, Cherry by Boaonda, Lais Romani, Suzana Santos, Renata
Mello, e Art's Brasil.
A próxima Expo Riva Schuh, que apresentará as coleções de
outono-inverno, acontecerá entre os dias 14 e 17 de janeiro de 2017. (Fonte: Abicalçados)
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