Páginas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Campo Bom doa prédio à Feevale para implantação de Câmpus III


Projeto de lei, aprovado na segunda-feira pelo Legislativo, autoriza doação do imóvel, viabilizando a implantação de um novo câmpus junto ao Feevale Techpark




A Prefeitura de Campo Bom formalizou nesta quarta-feira (9), a doação, à Universidade Feevale, de um imóvel pertencente ao Município. Aprovada pelo Legislativo na segunda-feira (7), a concessão do Condomínio Empresarial Alberto Santos Dumont, localizado junto ao Feevale Techpark (Av. Edgar Hoffmeister, 600 – Zona Industrial Norte), permite à Feevale dar início aos trâmites para a implantação do Câmpus III em Campo Bom, onde devem funcionar os cursos de Medicina Veterinária, a partir de 2017, e Engenharia Biomédica, a partir de 2018.
A ação estratégica adotada pela Universidade, Prefeitura e Parque, dá seguimento à proposta de  fomento ao cluster de tecnologias na área da saúde a ser instalado na região. Gestores da Universidade e autoridades do município consideram o momento histórico, visto tratar-se do primeiro câmpus universitário da cidade e localizado num ponto estratégico para o desenvolvimento regional.
Conforme a reitora da Universidade Feevale, Inajara Vargas Ramos, o pedido de credenciamento de câmpus fora da sede da Instituição (em Novo Hamburgo) foi feito ao Ministério da Educação em 15 de outubro e tem prazo até 2016 para conclusão. “A partir dessa data, articulamos as ações necessárias para a implantação desse novo braço da Feevale. Com a doação do prédio aprovada, passamos a trabalhar na construção dos projetos pedagógicos dos dois primeiros cursos que devem ser implantados lá”, detalha a reitora.
“Essa doação viabiliza um antigo sonho nosso, que é unir a Universidade com o parque tecnológico e as empresas nele sediadas. Isso começa a se concretizar para fortalecer os empreendimentos e a Instituição frente ao mercado de trabalho”, afirma o pró-reitor de Inovação da Feevale, Cleber Prodanov.
Para o prefeito de Campo Bom, Faisal Karam, a iniciativa é um marco para a cidade. “Não tenho dúvida que se trata de um dos momentos mais importantes para o futuro de Campo Bom em termos de qualificação e desenvolvimento. É resultado dessa parceria da Universidade Feevale com o município e que tem dado excelentes frutos por meio do Feevale Techpark, na prospecção de novas empresas. Agora vemos o somatório dessa parceria com a instalação da extensão da universidade e temos certeza que, em curto espaço de tempo, será um diferencial para Campo Bom e a região”, diz o prefeito.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Campo Bom, Alexandre Hoffmeister, a doação do espaço é um passo muito importante para o município. “Ter o terceiro câmpus da Feevale em Campo Bom tem um significado grandioso. Só temos a agradecer à Universidade por escolher Campo Bom e, com certeza, a Feevale se sentirá muito acolhida em nossa cidade”, fala Hoffmeister.
Para o presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Universidade Feevale, Luiz Ricardo Bohrer, a implantação do terceiro câmpus em Campo Bom mostra o crescimento da Instituição. “A Feevale, nos últimos anos, vem se dedicando ao plano de desenvolvimento, que inclui, além de crescer em número de alunos, aumentar o número de cursos oferecidos. É inegável o crescimento de uma universidade quando ela se expande pela região na qual está inserida e o mesmo deve acontecer com a Feevale, a partir desse passo. A Prefeitura e a Câmara de Campo Bom estão de parabéns pela visão e desprendimento em doar o prédio e permitir a criação do Câmpus III”, afirma o presidente.

Cluster da Saúde no RS

A Universidade Feevale e o Feevale Techpark assinaram este ano um termo de cooperação envolvendo 44 entidades e o Governo do Estado para o estabelecimento do cluster de tecnologias para a área de saúde no Rio Grande do Sul. Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e melhorar os indicadores de saúde da população, o acordo prevê parceria entre o órgão e universidades, hospitais, empresas, prefeituras, planos de saúde, associações empresariais e setoriais, instituições de apoio, parques tecnológicos e arranjos produtivos locais. A iniciativa conta com a parceria do Medical Valley, da Alemanha, um dos nove clusters de excelência implementados pelo governo daquele país, orientados a gerar economia por meio da inovação tecnológica.

O Medical Valley

 O Programa Cluster de Tecnologias para a Saúde RS conta com o apoio do Medical Valley, da Alemanha, com quem o Governo do Estado firmou protocolo em maio deste ano. Trata-se de um dos nove clusters de excelência implementados pelo governo alemão, orientados a gerar economia por meio da inovação tecnológica. Na Alemanha, o Medical Valley possui mais de 500 empresas, entre companhias de grande porte e startups, 16 universidades e mais de 40 instituições de saúde. O programa gaúcho prevê a participação de indústrias, universidades, parques tecnológicos, centro de pesquisas, hospitais e o governo estadual. Além do Brasil, o cluster do Medical Valley está trabalhando sua internacionalização na China e nos Estados Unidos. (Fonte: Imprensa Feevale - Foto: Cássios Schaab)

Nenhum comentário:

Postar um comentário