Páginas

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Dia da Consciência Negra poderá ser feriado em Campo Bom

Victor, Jair e Valter
Os vereadores Jair Wingert (PSB), Valter Lemos Junior e Victor de Souza (ambos do PC do B) tiveram aprovado requerimento no qual sugere que a administração municipal estude a possibilidade de transformar em feriado municipal o dia 20 de novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. “A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de Novembro de 1695. No dia da Consciência Negra o objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira”, argumenta Jair.
“No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de raça negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo”, enfatiza Valter.
“Os quilombos, liderados por Zumbi, formavam a resistência ao sistema escravista que vigorava, e eram o principal motor responsável pela preservação da cultura africana no Brasil. Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, que só viria em 1888, com a abolição oficial da escravatura no Brasil, cerca de 193 anos após sua morte”, observa Victor.
O requerimento foi aprovado por seis votos favoráveis e quatro contrários. Votaram favorável, além dos autores, Marinho de Moura e Arcelino Siri, ambos do PPS, e Milton Wust – Milico, do PMDB.

O requerimento agora segue para o prefeito Faisal Karam que decidirá se transforma a sugestão em projeto e envia para apreciação da Câmara de Vereadores tornando assim o 20 de novembro, a exemplo de mais de 700 cidades no Brasil, inclusive Porto Alegre, em feriado municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário