Páginas

sábado, 5 de dezembro de 2015

Campo Bom é a 9ª cidade gaúcha e a 1ª da região no índice Firjan


Índice da Federação das Indústrias do Estado do RJ que avalia todos os municípios do Brasil em três áreas de desempenho, coloca Campo Bom na 79º posição nacional




Campo Bom está no topo das cidades gaúchas no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2015, divulgado nesta sexta-feira (4).  A cidade aparece como a 9ª colocada no ranking do Rio Grande do Sul, alcançando a categoria Alto Desenvolvimento (categoria máxima). Em nível regional, obteve a 1ª colocação, entre mais de 50 cidades dos vales do Sinos, Caí e Paranhana e da Serra. No Brasil, Campo Bom é o 79º desempenho, sendo sua nota 0,8532, melhor que a média nacional que é de 0,7441. Para a nota geral, foram analisadas três áreas - Educação, Saúde, Emprego & Renda - todas avaliadas também individualmente, sendo a de Saúde a melhor colocada, com 0,9307. Depois de Campo Bom, a cidade melhor colocada da região no ranking estadual é Ivoti, na 11ª colocação com desempenho  0,8486. Cidades como Sapiranga e Novo Hamburgo, ficaram na colocação 77ª e 103º, respectivamente. Porto Alegre ocupa o lugar 82 no ranking gaúcho do Firjan 2015, que tem como base de dados 2013. Em todo o Brasil, apenas 7,8% das cidades se classificaram na categoria Alto Desenvolvimento.
"Vivemos momentos especiais em 2015 que, apesar das dificuldades que atingem o país como um todo, nos permitiu dar  andamento ao nosso projeto de cidade. Investimos mais de 21 milhões de reais em obras, conseguimos inaugurar nosso hospital e a primeira UTI da história de Campo Bom, também fomos consideradas um das 50 melhores cidades do Brasil em indicadores sociais pela revista IstoÉ, estivamos mais uma vez no prêmio Gestor (Sindifisco/Afisvec)e, como desfecho,  obtivemos esse destaque num estudo tão importante quanto o Firjan. Tudo isso nos deixa orgulhosos, mas sabedores do nosso compromisso na obtenção de números cada vez melhores", avalia o prefeito Faisal Karam.
Entenda a classificação do município
O índice Firjan varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias de desenvolvimento: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,80001 a 1).  No quesito Saúde Campo Bom se destaca com o índice 0,9307. Na sequência vem Educação, com 0,8894 e Emprego e Renda, com 0,7393. O maior índice registrado no índice Firjan foi de 0,9050, obtido pela cidade de Extrema(Minas Gerais) e  o menor, para Santa Rosa do Purus (Acre), com 0,2763. Segundo o histórico do IFDM, Campo Bom mudou de patamar em 2010, passando da categoria Moderado para Alto Desenvolvimento, onde permanece desde então.
Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal
O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal é um estudo do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. (Fonte: Imprensa PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário