Páginas

quarta-feira, 31 de maio de 2017

De Olho no Futuro: Projeto levará qualificação profissional a estudantes

Foto: Julia Allgayer
A preparação para uma vida profissional de sucesso começa bem antes da entrada no mercado de trabalho. Escolher qual profissão quer seguir, baseado na sua vocação e com uma visão ampla do que o mercado oferece e necessita. Tendo isto em vista, a Prefeitura de Campo Bom, através da Secretaria de Educação e Cultura (Smec) e da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo (Sedetur), em parceria com a Feevale, o Sebrae e o Senai, deu início ao projeto De Olho no Futuro. A ação levará qualificação para alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais através de palestras, oficinas profissionalizantes e outras ações com o auxílio de educadores e profissionais especializados, de modo que os estudantes estejam melhor preparados para escolher a profissão na conclusão da Educação Básica.
Para o prefeito Luciano Orsi, o projeto vai estimular desde cedo a cultura empreendedora nos alunos, “A educação é nosso maior e melhor investimento. Hoje estamos plantando a semente de uma radical transformação no sistema educacional para os adolescentes, dando a eles a oportunidade de estarem melhores preparados para o mercado de trabalho através do conhecimento, que é a melhor ferramenta que existe”, destaca.
Palestra de lançamento
O projeto De Olho no Futuro teve início está semana com um workshop de lançamento do Curso Profissionalizante para cerca de 600 alunos dos nonos anos nesta quarta e quinta-feira, nos dias 31 de maio e 1 de junho, no teatro do Complexo Cultural Cei. O evento conta com a palestra de empresários e funcionários que apresentarem aspectos de sua área de atuação e experiência profissional, além de compartilharem histórias de vida, dificuldades, obstáculos e estratégias tomadas para superá-los. Na abertura, Cleber Prodanov, pró-reitor de Inovação da Universidade Feevale, falou sobre as transformações tecnológicas, sociais e econômicas e como elas influenciaram o mercado de trabalho. Já Marco Aurélio Copetti, Gerente Regional do Sebrae Sinos, Caí e Paranhana, trouxe sua contribuição explorando todo o trabalho que será desenvolvido com professores da rede pelo Sebrae.
Segundo o titular da Sedetur, Mateus Meneses, o evento serviu para “promover um momento de reflexão sobre o contexto contemporâneo no qual o jovem está inserido, contribuindo para a tomada de decisões com relação à sua carreira”.
“O projeto vem auxiliar os estudantes para que tenham uma melhor visão do mercado. Os alunos serão estimulados a analisar as profissões existentes por meio de atividades, oficinas educativas e palestras sobre o mercado de trabalho”, define Simone Schneider, titular da Smec.
Para o estudante de 9º ano da escola Borges de Medeiros, Marcelo Trentin, que acompanhou a palestra nesta quarta-feira, este tipo de evento “ajuda e orienta a saber melhor o caminho profissional que os alunos podem seguir”.
Régis Luiz da Silva, coordenador de pedagogia da escola Borges de Medeiros, acredita que este tipo de evento é importante para que oriente os alunos. “A gente percebe que muitos deles têm potencialidades, tanto para o mercado de trabalho como para o empreendedorismo, mas que não sabem lidar com essas habilidades. Nós temos projetos internos na escola para que os alunos desenvolvam esses potenciais e o projeto De Olho no Futuro vem se somar a isso, porque está abrindo novos horizontes para eles”, define.
Como vai funcionar
O projeto prevê inúmeras ações. Entra elas estão a realização de oficinas de capacitações de professores, que vão ter 25h de duração, onde os educadores receberão subsídios do Sebrae para realização de qualificação dos alunos de 6º a 9º anos dentro das salas de aulas. A primeira oficina para os professores acontece no dia 21 de junho, no 4º andar da Smec.
Também serão realizadas oficias de contraturno, ministradas pelo Senai, destinadas a alunos de 9º anos. Já a Feevale promoverá um teste vocacional para os alunos de 9º anos no final do ano. (Fonte: Imprensa PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário