Páginas

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Mais de mil pessoas se imunizam no Dia D de Vacinação Contra a Gripe

Foto: Fernanda Hescher
Campo Bom avançou no número de pessoas imunizadas contra a gripe no último sábado (13), durante o Dia D de Vacinação. Durante o sábado, quando todas as unidades de saúde estavam vacinando, incluindo o Centro materno infantil (CMI), foram imunizadas 1.046 pessoas dos grupos prioritários. A aposentada Roseli Teresinha Cavallin, 56, procurou o CMI para se imunizar. Roseli pertence ao grupo prioritário de pessoas com condições clínicas especiais por ter hipertensão. “Tenho pressão alta e é importante estar protegida contra a gripe”, definiu.
Segundo a titular da Secretaria de Saúde, Suzana Ambros Pereira, os números avançaram e agora a cidade atingiu 72,02% da meta de imunização. “Ainda estamos com déficit em três grupos: crianças (56,13%), gestantes (59,77%) e doentes crônicos (56,98%). Por isso é importante que as pessoas dos grupos prioritários que ainda não se imunizaram procurem uma unidade de saúde até o dia 26 de maio quando encerra a campanha”, alerta Suzana.
Saiba mais
A vacinação iniciou no dia 10 de abril e ocorre nas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com exceção dos bairros Celeste e Paulista, onde o atendimento acontece das 7h às 17h, e CMI, das 7h às 18h30min. Além disso, cada UBS conta com horário de trabalhador um dia por semana, quando o atendimento é estendido das 17h às 19h.
Podem fazer a vacina todos aqueles que se enquadram no grupo prioritário e de risco, ou seja, com imunidade mais sensível, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
Todas as condições prioritárias e de risco listadas devem apresentar a receita médica comprovando o quadro. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) fornecem a vacina gratuitamente aos grupos prioritários e de risco, seguindo as normas do Ministério da Saúde.
A Campanha de Vacinação atende as pessoas que se enquadram no grupo prioritário e de risco, ou seja, com imunidade mais sensível. A determinação é do Ministério da Saúde, que traçou o perfil do grupo.
Fazem parte do grupo:
- Educadores;
- Crianças de 6 meses até menos de 5 anos;
- Gestantes;
- Puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias);
- Trabalhadores da área da saúde;
- Indivíduos com 60 anos ou mais;
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais de qualquer idade.
- Povos indígenas;
 Todas as condições prioritárias e de risco listadas devem apresentar a receita médica comprovando o quadro. Ainda fazem parte do grupo prioritário e de risco adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários de sistemas prisionais. (Fonte: Imprensa PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário