Páginas

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Projeto de Campo Bom está entre os selecionados para congresso de saúde

Um projeto exitoso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campo Bom será apresentado durante o Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul 2017, que acontece de 8 a 10 de agosto, em Porto Alegre. A ação, intitulada de Sementes do Amanhã na Adesão ao Tratamento, foi um dos 30 trabalhos selecionados de 25 Secretarias Municipais de Saúde para a Mostra Estadual de Experiências Exitosas no SUS nos Municípios do Rio Grande do Sul 2017. Na edição deste ano, o Cosems/RS recebeu inscrições de 72 trabalhos de 32 municípios. A seleção foi realizada por uma comissão avaliadora formada por gestores municipais do Estado indicada pelo Cosems/RS.
O trabalho será apresentado pela autora, a assistente social Mara Beatriz de Oliveira Eggert, que desenvolveu o projeto no Serviço de Atenção Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). “Estávamos preocupados com a baixa adesão dos pacientes HIV, então propomos uma nova metodologia no grupo Sementes do Amanhã que trabalha com os pacientes e familiares que têm dificuldade de adesão ao tratamento. Essa é uma ferramenta útil na busca da melhor promoção da adesão e um procedimento terapêutico de caráter preventivo em saúde mental que nos ajuda a criar espaço no serviço que acolhe os usuários e familiares”, explica Mara.
Para a titular da SMS, Suzana Ambros Pereira, as rodas permitem que usuários e profissionais de saúde se vinculam e aprendam uns com os outros a conhecer novas forma de olhar e escutar. “Percebemos estar no caminho certo usando a metodologia da Terapia Comunitária Integrativa pela proximidade dos pacientes, suas histórias de vida e o respeito da equipe multiprofissional pela singularidade do usuário com intenção de melhora da adesão ao tratamento”, define a secretária.
Saiba mais: As rodas acontecem no primeiro sábado de cada mês no horário das 9h às 10h30 e contam sempre com duas terapeutas. De 2016 até hoje foram 15 encontros com uma média de 10 pessoas sendo adultos, jovens e crianças. O grupo é aberto e a divulgação é feita pela equipe de saúde através de convites. São feitos registros das rodas conforme as etapas da Terapia Comunitária Integrativa, acolhimento, contextualização, problematização e encerramento com conotação positiva, após é oferecido café da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário