Páginas

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Grupo Amigas do Peito na conscientização sobre o câncer de mama

Foto: Eder Zucolotto
Enfrentar o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama exige, além de determinação, o amparo de amigos e familiares. Também é importante o respaldo de pessoas que passaram ou passam pelo tratamento e o auxilio de profissionais de saúde. É para isso que existe em Campo Bom o grupo Amigas do Peito. Formado por pacientes portadoras de câncer de mama, o grupo promovido pela Secretaria de Saúde (SMS) oferece, através e encontro no Centro Materno Infantil (CMI), apoio, orientação e troca entre as pacientes portadoras de câncer de mama e o suporte de uma equipe multidisciplinar formada por médica, enfermeira, técnica de enfermagem e assistente social.
Na tarde de segunda-feira, 9, cerca de 20 participantes do grupo fizeram uma caminhada do CMI até o Centro Administrativo para conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção ao câncer de mama como parte das atividades do Outubro Rosa. O vice-prefeito e titular da Secretaria de Esportes, Beto Santos, recebeu o grupo e destacou a importância do Amigas do Peito para quem está em tratamento. “No grupo vocês cuidam umas das outras, compartilham suas vivências, problemas e alegrias. Isso, aliado a força de viver de cada uma, as torna mais forte e uma inspiração para quem terá de passar por tratamento. É um orgulho para a Prefeitura manter este grupo”, definiu Beto.
Para a primeira-dama, Kátia Orsi, a participação no grupo faz com que as mulheres compartilhem experiências e vejam a doença com outros olhos por meio da informação de profissionais qualificados e do contato com outras mulheres que vivenciaram a mesma realidade. “Essa interação social e a ajuda recíproca ajudam muito no tratamento. Vemos como vocês motivam umas às outras, como passam a ter uma outra forma de ver a vida, dando valor as coisas que realmente importam, e isso nos emociona”, afirmou a primeira-dama.
Saiba mais sobre o Amigas do Peito
Através de uma reunião mensal, o grupo possibilita orientação sobre alimentação, exercícios físicos, fisioterapia pós-operatória, dançaterapia, musicoterapia, autoestima, yoga, pilates, meditação, informações sobre direitos da paciente com câncer, terapia comunitária, apoio no luto, fortalecimento pessoal, entre outros. Os encontros são abertos a todos atendidos pelo CMI e reúnem cerca de 50 pacientes.
O ambulatório de mama do CMI conta com 129 pacientes diagnosticadas com câncer de mama em seguimento. São 128 mulheres e um homem. A paciente mais jovem foi diagnosticada aos 23 anos e a mais idosa aos 91 anos.
A cidade segue a orientação da sociedade brasileira de mastologia realizando mamografias anuais a partir dos 40 anos, uma grande conquista das Amigas do Peito que beneficia todas as mulheres de Campo Bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário