Páginas

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Oficina ensina opções saudáveis de alimentação para diabéticos

Foto: Fernanda Hescher
Ajudar a comunidade a compreender a importância de uma alimentação equilibrada para um bom controle glicêmico e como preparar receitas saudáveis, práticas, baratas e viáveis para o dia a dia.  Essa foi a ideia da aula prática sobre preparação de alimentos para diabéticos que aconteceu na tarde de sexta-feira, 27, na sede da Associação Comunitária Operaria Floresta Esperança (Acofe). Cerca de 30 pessoas participaram da ação promovida pela Prefeitura de Campo Bom, através do projeto Farmacêuticos em Ação, que tem levado através de encontros periódicos informações sobre esta mazela para pessoas atendidas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) Operária.
Segundo a primeira-dama, a farmacêutica Kátia Orsi, que promove a atividade em parceria com o coordenador da Farmácia Básica Municipal de Campo Bom, o farmacêutico Fabrício Correia Marques, é possível fazer pratos saudáveis e baratos, que não são contraindicados para quem tem diabetes. “Dividimos os integrantes em grupos que fizeram receitas diferentes. No final, todos degustaram os pratos, que ficaram deliciosos e saudáveis. Desde o princípio dos encontros estamos trabalhando com eles que o tratamento do diabetes envolve uma mudança de hábitos, principalmente de alimentação e de prática de atividades físicas. Mas isso não quer dizer que a vida é só privações, pois temos opções ótimas de alimentação para ter uma vida mais saudável, e foi isso que desenvolvemos com eles hoje”, explica Kátia.
No cardápio, o grupo produziu diversas iguarias, entre elas hambúrgueres de proteína de soja e carne moída, bolinho de arroz assado, patê especial de abacate, refresco de alface com erva cidreira, entre outros. A elaboração dos pratos e a preparação foram orientados pela nutricionista Márcia Lacerda Justim.
Quem “provou e aprovou” a atividade foi a aposentada Nice Gambim, de 51 anos. “Eu gostei muito de participar e aprendemos que realmente é possível se alimentar de forma correta e saudável sem gastar muito”, definiu.
Esse foi o quarto encontro e faz parte de um total de sete palestras pelas quais o grupo deverá passar ao longo do ano e que devem tratar de ainda mais informações sobre a diabetes. O próximo encontro será dia 23 de novembro com a participação de um educador físico sobre a prática de atividades física. A participação é gratuita e mais informações de como participar podem ser obtidas na ESF Operária, pelo telefone 3597 4079.

Nenhum comentário:

Postar um comentário