Páginas

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Abicalçados e Ablac apresentam ampla pesquisa sobre consumo de calçados

Com o objetivo de auxiliar na adoção de estratégias comerciais da indústria e varejo, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) uniram-se para promover uma ampla pesquisa sobre o consumo de calçados no Brasil. A cargo da empresa de pesquisas Kantar Worldpanel, presente em 150 países, a metodologia foi apresentada durante a Francal 2015, mostra calçadista que aconteceu entre os dias 6 e 9 de julho, em São Paulo/SP.
Conforme a apresentação, conduzida pelo presidente da Ablac, Imad Esper, e pela gerente de novos negócios da Kantar Worldpanel, Rita Navarro, a pesquisa será realizada semanalmente em 11,2 mil lares brasileiros em todas as regiões do País. Conforme a empresa responsável pelo levantamento, o universo representa 90% do potencial de consumo do produto no mercado doméstico. “O objetivo é identificar, por exemplo, se o setor está crescendo em consumo, que linhas estão se destacando e quanto isso representa em volume e faturamento, o que ajudará a entender como o mercado está se desenvolvendo”, destaca Rita. O presidente da Ablac ressalta que a pesquisa permitirá identificar eventuais as mudanças nos hábitos de consumo das famílias e como isso impacta as vendas de calçados, com o que as lojas poderão rapidamente adotar medidas para fazer frente à nova realidade. “Para a indústria calçadista, a pesquisa irá auxiliar na adoção de estratégias de produção que devem estar ligadas, cada vez mais, ao desejo do consumidor”, aponta o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein.

Processo
Desde janeiro de 2014, a Kantar Worldpanel monitora o comportamento de compras de cerca de 170 categorias de produtos, entre eles o calçado, nos 11,2 lares cadastrados para a pesquisa. Os segmentos calçadistas pesquisados são chinelos, tênis, sapatos femininos fechados, tamancos, sandálias e sapatos masculinos, sendo que cada segmento possui três divisões, conforme o tipo de construção.
Semanalmente, em dia e hora marcados, entrevistadoras da empresa visitam os lares monitorados para verificar os produtos adquiridos, colocados numa caixa específica, cujos códigos de barras são lidos. Outras informações como nota fiscal, loja, dia de compra e forma de pagamento, por exemplo, são coletadas pelos entrevistadores num smartphone e posteriormente analisadas por técnicos. O cruzamento das informações permite identificar movimentos do mercado, como crescimento ou decréscimo, segmentos que se destacam em volume e receita, a representatividade disso em relação ao total de consumo, classes sociais, faixas etárias que aumentaram as compras, a freqüência das mesmas e outras variáveis importantes.

Resultados

Os resultados da pesquisa serão divulgados em janeiro de 2016, durante o Congresso Brasileiro do Calçado, e serão disponibilizados, para aquisição, a associados da Ablac e da Abicalçados, lojistas em geral, fabricantes de calçados e outros interessados. (Fonte: Abicalçados/Ablac)

Nenhum comentário:

Postar um comentário