Páginas

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Medicina cada vez mais perto da Universidade Feevale

A Universidade Feevale passou por mais uma etapa no processo de seleção do Ministério da Educação para a implantação do curso de Medicina em Novo Hamburgo. O resultado preliminar foi divulgado na sexta-feira (10), pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres).  O período de recursos a serem interpostos por mantenedoras de instituições de ensino superior será de 13 a 22 de julho. Já o resultado final está previsto para 28 de agosto.
Entre os critérios de seleção do Ministério da Educação estão indicadores de qualidade, sustentabilidade financeira e proposta de curso. A criação de cursos de Medicina em todo o país faz parte do programa Mais Médicos, do governo federal. Em todo o país, foram apresentadas propostas para 39 municípios, com população de 70 mil habitantes ou mais, que ainda não dispõem de curso superior para a formação de médicos. Desses municípios, 36 vão oferecer o curso.
A reitora Inajara Vargas Ramos comemorou o resultado de mais esta etapa. “Estamos muito felizes, pois é a recompensa ao esforço de toda a equipe, tanto de gestores e funcionários da Instituição, como do poder público”, afirmou, acrescentando que houve total sinergia entre todos os parceiros para que a proposta fosse exitosa. “Foi um projeto pensado, gestado e organizado na coletividade, e acredito que esse foi o nosso grande diferencial”, ressalta. Depois da homologação final, as instituições têm de três a 18 meses para implantarem o curso, mas a Universidade Feevale deverá realizar o processo seletivo já no final deste ano, para início das aulas no primeiro semestre de 2016.
  O projeto da Feevale
Elaborado a partir de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, bem como com os municípios de Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti e Sapiranga, o projeto da Universidade Feevale prevê a oferta de três programas de residência já no primeiro ano de implantação do curso. A Instituição também deverá oferecer uma vaga de residência para cada aluno formado pelo curso e contribuirá para que o hospital público alcance as condições de hospital de ensino, certificando-o.
Inicialmente, serão oferecidas 60 vagas, em três áreas prioritárias: Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde. A Feevale pretende formar médicos com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, competentes para o exercício da Medicina. Os profissionais deverão atuar na prevenção, na proteção, no diagnóstico e no tratamento das demandas de saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com base em princípios éticos e bioéticos, e na perspectiva da integralidade da assistência ao ser humano.

A proposta do curso é para turno integral, com duração de 7.550 horas. Na estrutura estão previstos um Centro Integrado de Especialidades em Saúde, um Laboratório de Técnica Operatória e um Laboratório de Simulação. Entre os princípios da formação está a integração com os serviços de saúde da região; a articulação entre conhecimentos teóricos e práticos; a integração entre ensino, pesquisa e extensão; e a participação ativa do acadêmico no processo ensino-aprendizagem. (Fonte: Imprensa Feevale)

Nenhum comentário:

Postar um comentário