Páginas

domingo, 12 de julho de 2015

Setor calçadista busca retomada a partir da Francal


A 47ª edição da Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios – Francal, encerrada na quinta-feira (9), trouxe bons ventos para o setor calçadista brasileiro. Com mais de 800 marcas participantes, lançando suas coleções primavera-verão, a feira melhorou o ânimo do segmento em meio a indicadores não muito alentadores que rondaram o mercado ao longo desse primeiro semestre.
Para o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, a Francal confirmou a tendência de retomada nas vendas para o mercado externo, embaladas pela alta do dólar e também pela recuperação de alguns dos principais mercados para o setor calçadista nacional, entre eles os Estados Unidos. “Mas, talvez o mais surpreendente, e por isso digno de registro, foi o resultado das negociações realizadas para o varejo brasileiro, especialmente de marcas caracterizadas pelo forte investimento em moda, conforto e valor agregado”, destaca o executivo. Segundo ele, apesar do receio quanto ao futuro econômico do País, os lojistas compraram em volumes além das expectativas iniciais, que evidentemente, baseada nos indicadores, não era das mais positivas.
A diretora de produto da Jorge Bischoff, empresa conhecida pela produção de calçados femininos de alto valor agregado, Clarissa Lehnen, ressalta que a empresa teve um retorno positivo sobre a presença de compradores internacionais na mostra. “Fechamos pedidos com novos e antigos clientes em âmbito internacional. A visitação foi qualificada e, apesar da expectativa inicial do mercado, superamos o planejado”, conta a diretora da empresa. Clarissa salienta que um dos diferenciais da feira é que ela se tornou um palco para que os visitantes internacionais conheçam novas marcas e abram novas possibilidades de negócios, concretizando-se como uma grande vitrine do setor calçadista. Israel, França, Rússia, Bolívia, Porto Rico, Ilhas Mauricio, Angola e Polônia estão entre os países que comercializaram com a Jorge Bichoff.
Já o gerente comercial da Usaflex, marca focada em conforto e tecnologia, Eduardo Santos, a Francal oportunizou vendas que respondem por cerca de 20% do faturamento do segundo semestre de 2015. “Vir para a Francal sempre é uma oportunidade de novos clientes, principalmente pelo bom momento no qual a marca está passando”, salienta, explicando que a matemática do consumidor é simples: “Quando o consumidor pensa em conter despesas, as compras são conduzidas pela confiança que ele sente no produto”, frisa, ressaltando a relação da marca com o cliente. “Esse fator garante o giro dos nossos produtos no ponto de venda”, complementa.
Santos ressalta que a mostra, mesmo com uma visitação menor do que em edições anteriores, proporcionou a vinda de importantes compradores. Segundo ele, durante a Francal a empresa voltou a negociar com antigos clientes, garantindo o fechamento de pedidos e agendamentos de negociações para as próximas semanas. Com relação aos negócios internacionais, o gerente conta que a feira proporcionou a conquista de novos mercados, como Peru, Porto Rico, Equador, Colômbia, Israel e Estados Unidos. (Fonte: Imprensa Abicalçados)

Nenhum comentário:

Postar um comentário