Páginas

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Animação marcou o show de Daniel Torres no encerramento da Semana Farroupilha


A chuva contínua no final de semana, responsável pelo cancelamento das provas campeiras da Semana Farroupilha de Campo Bom, não intimidou o público, que compareceu ao espaço Redondão, do Parque Municipal do Trabalhador (PMT) no domingo, 20, para prestigiar o cantor Daniel Torres. Em um show animado, o público cantou sucessos consagrados do tradicionalismo como Querência Amada, Guri, Entardecer.  Após a interpretação do hino rio-grandense na voz do cantor, a Chama Crioula foi extinta, marcando o encerramento do evento que desde o dia 12, movimentou o PMT com Sarau Escolar, Mateada, apresentações de invernadas e Missa Crioula, entre outros.
Acompanhado de bateria, gaita, guitarra e baixo, Daniel Torres animou a tarde de domingo com canções latino-americanas e gauchescas que foram ecoadas pela plateia, como o Canto Alegretense, Castelhana e até o Hino do Rio Grande do Sul. A apresentação contou também com a participação de um jovem talento da canção nativista. Gustavo Oliveira, ganhador do 1º Acampamentinho da Canção Nativa e de outros festivais pelo RS subiu ao palco e encantou o público ao cantar Milonga Abaixo de Mal Tempo. Além de encerrar em grande estilo a programação da Semana Farroupilha de Campo Bom, o momento marcou as comemorações de 20 de Setembro na cidade. “Eventos como esse são muito importantes para vivermos ainda mais a nossa cultura. Sou do interior e lá isso era muito forte. É bom encontrar momentos assim em Campo Bom também”, declara Tatiana Carvalho, 38 anos, uma das que prestigiou o show do cantor.

Semana Farroupilha

Durante nove dias a cultura gaúcha foi vivida intensamente no PMT. Durante a Semana Farroupilha de Campo Bom, a comunidade pode prestigiar uma programação especial, realizada pela Prefeitura em parceria com os CTGs da cidade. O Redondão montado no PMT foi espaço para reunir amigos e familiares para tomar chimarrão, almoçar nos ranchos dos CTGs, assistir a apresentações de danças gaúchas e participar do Fandango com o show do Grupo Carona, na noite de sábado, 19. Em virtude da chuva, as brincadeiras tradicionalistas e o Torneio de Laço, marcados para o último final de semana, foram cancelados. “Essa foi uma Semana Farroupilha em que lutamos contra o tempo adverso e contra algumas restrições orçamentárias, mas que com a dedicação dos CTGs foi possível fazer um belo evento”, ressaltou o vice-prefeito Marcos Riegel, no encerramento do evento.

Borges de Medeiros ficou em 1º lugar no 6º Sarau Escolar

Quem passou pelo Parque Municipal do Trabalhador (PMT) no sábado, 19, se encantou com pequenas crianças e adolescentes que durante o dia reforçaram a tradição gaúcha por meio das danças tradicionalistas e declamação. O 6º Sarau Escolar reuniu cerca de 800 alunos das 20 escolas municipais de ensino fundamental, que durante o ano estão envolvidos nas oficinas de dança gaúcha oferecidas nas escolas por meio do Programa Acolher, de contraturno.
Trajados tipicamente, com vestidos coloridos, botas e bombachas, os grupos dançaram três músicas cada, sendo uma de abertura, coreografia principal e saída. O Sarau Escolar premiou os cinco primeiros colocados com troféu, sendo que a Borges de Medeiros, de ensino fundamental, sagrou-se campeã do evento cuja proposta de integração da família foi elogiada pelo prefeito Faisal Karam. “Um bom país vem da formação que os pais dão aos filhos em casa, de onde vêm os exemplos, os acertos e os erros. Cabe à escola oferecer formação e oportunidades como essa, em que famílias inteiras estão reunidas, num ambiente sadio. Por isso, valorizem e participem da escola, pois ela cuida do seu bem maior e ensina valores como o de hoje, da cultura gaúcha, o que não tem preço", disse, lembrando que a educação é o único meio de transformação. A programação reuniu estudantes de cinco a 14 anos de idade que mostraram no tablado danças como Xote Carreirinha , Pezinho e Maçanico.

Confira a classificação final:
1º Lugar – Escola Borges de Medeiros;
2º Lugar – Escola Esperança;
3º Lugar – Escola Marcos Silvano;
4º Lugar – Escola Adriano Dias;
5º Lugar – Escola Edmundo Strassburguer.

Foto: Pâmela Foster

Nenhum comentário:

Postar um comentário