Páginas

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Campo Bom terá núcleos comunitários de Defesa Civil


Um projeto em que a comunidade pode atuar juntamente com a Defesa Civil (DC) em situações de risco a residências está ganhando forma em Campo Bom. O Descentralizando a Defesa Civil, vai formar Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) nos bairros da cidade, que irão disseminar o conhecimento sobre normas básicas de segurança. O primeiro passo foi dado na quinta-feira, 17, com uma reunião entre a DC e lideranças dos bairros Barrinha e 25 de Julho, os primeiros a serem contemplados com o projeto. A partir da próxima semana, os núcleos serão formados em reuniões com os moradores.
“O objetivo desse projeto é aproximar a Defesa Civil dos bairros e para isso vamos preparar algumas pessoas que estarão de prontidão para ajudar os moradores e nos acionar em situações de risco, como destelhamento e inundações”, explica o coordenador da DC, Claudiomiro da Fonseca. Após a formação dos núcleos, esses representantes passarão por treinamentos para saberem como funciona a DC e como agir em desastres. “Os primeiros Nudecs serão montados na Barrinha e no 25 de Julho, seguindo depois para Porto Blos, Vila Rica e Operária”, completa. Além dos núcleos, o projeto contempla palestras e mutirão nos bairros, quando serão avaliados os sistemas de instalações elétricas e de gás, além de construções das moradias.
Encontros com o objetivo de apresentar a DC e formar os Nudecs serão realizados a partir da próxima semana. A primeira reunião será na próxima quarta-feira, 23, às 19h, com a comunidade do 25 de Julho, na Associação de Moradores do Bairro. Já no dia 1º de outubro, o encontro será com os moradores da Barrinha, no ginásio da escola Princesa Isabel, também às 19h.
Nessas reuniões, serão formados os Nudecs de cada bairro. “Inicialmente teremos quatro ou cinco membros, sendo um coordenador do núcleo. Os únicos requisitos para participar é ser maior de idade, morador do bairro e ter espírito colaborativo”, explica Fonseca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário