Páginas

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Domingo tem eleição de conselheiros tutelares

Domingo (4) é dia de eleição. Em todo o País, das 8 às 17 horas, a população vai às urnas para eleger 30 mil novos conselheiros tutelares, responsáveis por proteger crianças e adolescentes vítimas de qualquer tipo de violência. Esta será a primeira vez que os conselheiros serão escolhidos por meio do voto em uma eleição simultânea. Eles terão mandato de quatro anos a partir de janeiro.
Instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), os conselhos tutelares começaram a ser instalados em 1990 e operam no enfrentamento à negligência, à violência física e psicológica, à exploração sexual e a qualquer forma de violação de crianças e jovens.
Qualquer pessoa com mais de 16 anos pode ajudar na escolha dos novos conselheiros. É preciso levar documento de identidade (com foto), título de eleitor e comprovante de residência. Para saber os locais de votação e conhecer a lista de candidatos, o cidadão precisa procurar o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de sua cidade.

EM CAMPO BOM

Em Campo Bom, a votação acontecerá no subsolo da Prefeitura. Serão eleitos cinco novos conselheiros tutelares e quatro conselheiros suplentes. Para estimular a participação da comunidade, pois o voto não é obrigatório, haverá Passe Livre nos ônibus de todas as linhas urbanas, a fim de facilitar o transporte dos moradores até o Centro Administrativo (Avenida Independência, 800 – Centro).
A carga horária do Conselho Tutelar de Campo Bom é de 40 horas semanais e salário mensal de R$ 1.497,46. 

Conheça os candidatos:
Os textos dos perfis foram escritos pelos próprios candidatos. O nome também corresponde ao usado na cédula e o número de cada um foi definido por sorteio.

Janete – nº 8
“Meu nome é Janete Viera da Cunha, moradora do bairro Vila Rica há 34 anos casada, dois filhos. Formada em magistério. Atuei por 7 anos como Agente Comunitária de Saúde no bairro Porto Blos/Vila Rica. Atualmente, sou Conselheira Tutelar do Município, onde tenho como prioridade defender e zelar pelos direitos a criança e do adolescente, fortalecendo a autonomia dos pais...” 

Jhu – nº 10
“Sou Julia Benkenstein, também conhecida como Jhu moro em Campo Bom há 32 anos, sou casada, mãe de uma filha, curso Serviço Social, estagiei no SESI (CB-NH) e na ASBEM (NH) atendendo crianças e adolescentes; sou líder da Pastoral da Criança; fundadora da ONG MIS-Movimento de Igualdade Social, atuando no departamento da Juventude, Central Jovem...”

Lu – nº 1
“Sou Luciane Weber, casada, mãe de duas meninas, moradora de Campo Bom há 35 anos. Professora e acadêmica de serviço Social em conclusão. Sou conselheira tutelar em 1º mandato e venho garantindo os direitos das crianças e adolescentes de nossa cidade, através da proteção e orientação das famílias. Para continuar este trabalho, conto com o teu voto!”.

Lucia – nº 9
“Casada, dois filhos, moradora de Campo Bom há 29 anos, Lúcia trás consigo a experiência como Conselheira Tutelar, professora e acadêmica de Serviço Social. Comprometida em continuar desempenhando o seu trabalho, zelando pelo cumprimento dos direitos da Criança e do Adolescente, priorizando a família e aplicar e divulgar o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)...”

Mafalda – nº 7
“Mafalda Nardes, 63 anos, natural de Campo Bom, divorciada, sou católica, filha de Amaro Nardes e Edith Nardes, “ambos falecidos”, mãe de quatro filhos e avó de quatro netos. Trabalhei como instrutora de danças para crianças e adolescentes por mais de 30 anos nos CTGs e escolas. Fui conselheira tutelar por três mandatos, somando 10 anos de experiência na função.”

Marta Serini – n º 2
“61 anos, professora aposentada, catequista, agente de pastorais sociais, conselheira no CMS 6 anos, conselheira no CMDCA 4 anos, conselheira tutelar nos mandatos 93/96 e 2002/2005. Meu compromisso é de garantir que todos os problemas que envolvam as crianças e adolescentes sejam tratados no campo social e não como caso de polícia.”

Nara –  nº 3
“Meu nome é Lara Lopes, sou natural de Tapes, moradora de Campo Bom há 35 anos. Tenho 2 filhos. Trabalhei durante 17 anos numa escola municipal auxiliando na educação infantil e gostaria de continuar atuando na educação através do conselho tutelar”.

Professora Ana – nº 4
“Sou Ana Lucia Dhein, moradora do bairro Paulista. Mãe de 2 filhos e 1 neta. Trabalhei como professora de séries iniciais e grupos de danças, nas escolas de nosso município. Estou concorrendo a Conselheira Tutelar para trabalhar em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Conto com seu voto. Um abraço”.


Solange Moraes - nº 6
“Conselheira Tutelar por 12 anos, 4 mandatos sempre atuando na área da criança e do adolescente pois para mim tenho bem claro: ser conselheiro é estar disponível a ouvir, assimilar, compartilhar e identificar os possíveis encaminhamentos compatíveis com as demandas apresentadas. No período em que atuei como conselheira, tive o privilégio de compartilhar na...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário