Páginas

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Estudantes passam por oficinas de confecção de calçados

A arte de produzir um calçado, passando pela escolha das matérias primas, conhecendo as várias etapas da produção, tendo o primeiro contato com o maquinário e descobrindo como usar a criatividade no desenvolvimento dos modelos. Esses são alguns dos tópicos que serão desenvolvidos ao longo do ano com cerca de 250 alunos de Campo Bom através das oficinas que fazem parte do Projeto de Olho no Futuro. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura (Smec) e da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo (Sedetur), em parceria com a Feevale, o Sebrae, Senai, Sindicato dos Sapateiros, Arezzo e GetNet. O projeto está levando qualificação para alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais através de palestras, oficinas profissionalizantes e outras ações com o auxílio de educadores e profissionais especializados, de modo que os estudantes estejam melhor preparados para escolher a profissão na conclusão da educação básica.
Uma destas iniciativas é o projeto Escola de Sapateiros, ação promovida em uma parceria da Prefeitura com o Sindicato de Sapateiros de Campo Bom que compreende oficinas que ocorrem no contraturno escolar, durante as tardes de terças, quartas e quintas-feiras, na Sub-sede do Sindicato. Durante as oficinas, que compreendem aulas teóricas e práticas, são fornecidas noções básicas sobre a produção do calçado, levando os estudantes a terem o primeiro contato com o maquinário e a matéria-prima utilizada para a sua confecção, e também estimulando a criatividade dos jovens para trabalharem com o ramo e seus derivados.
O projeto atende estudantes como Marcelo Alves Rama, de 14 anos. O aluno de 9º ano da escola 25 de Julho vê na oficina uma oportunidade de conhecer melhor o ramo e ainda resgatar um pouco da história da família. “Meu avô trabalhou por muitos anos em uma fábrica de calçados e é legal saber como é feito o sapato. Isso me ajuda a entender melhor a história da minha família e de Campo Bom. Esse tipo de curso é bom para quem tem curiosidade para saber como funciona este mercado e, quem sabe, seguir na carreira na área”, define o estudante. Além das oficinas, o De Olho no Futuro promove palestras e teste vocacional para os estudantes, realizando ainda oficinas de capacitação de professores.
Saiba mais sobre a oficina
O projeto Escola do Sapateiro atende 10 jovens a cada etapa, durante três dias. Os alunos têm aulas teóricas e práticas de todos os processos de produção e encerram com uma visita a uma fábrica. O projeto teve início em 27/06 e segue até o dia 7/12, totalizando vinte cinco edições, todas com a participação de alunos de nove escolas municipais. As aulas acontecem na Sub-sede do Sindicato na rua João Silveira do Amaral, número 378, entre 13h30min e 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário