Páginas

sábado, 29 de julho de 2017

Testes gratuitos de saúde foram oferecidos no Largo Irmãos Vetter

Foto: Julia Allgayer
Ação da Secretaria Municipal de Saúde é alusiva ao Dia Mundial de Combate à Hepatite e contou ainda com testes de sífilis e HIV

Para marcar o Dia Mundial de Combate à Hepatite, a Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ofereceu ao longo desta sexta-feira, 28, testes rápidos e gratuitos para a comunidade para verificar se a pessoa é portadora do vírus da hepatite B e C, sífilis e HIV. No total 97 passaram pelos quatro tipos de exames disponibilizados no Largo Irmãos Vetter, onde, além de passar pelos testes, receberam orientações sobre prevenção e tratamento.
A campo-bonense Lídia Valle, de 33 anos, foi uma das moradoras que se submeteu aos testes. “Esse evento é muito bom, pois muitas pessoas não tem o hábito de procurar um serviço de saúde para fazer estes exames de rotina por falta de tempo. Já tive hepatite e me curei depois do tratamento. Aproveitei que estava de férias hoje para fazer o exame novamente”, contou Lidia.
Uma doença silenciosa, mas perigosa
A hepatite C é a mais agressiva das hepatites, e que pode evoluir para doenças mais graves se o paciente não contar com um acompanhamento médico. Nem todos os infectados precisam de um tratamento com medicamentos, mas apenas um especialista pode definir isso. Caso não tratado, muitos casos de hepatite podem evoluir para uma cirrose ou câncer de fígado, por isso é tão importante as pessoas realizarem este teste. O exame para a hepatite pode ser feito no ambulatório de infectologia da SMS, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE), rua Carlos Cerino Feltes, 338, Centro. Mais informações pelo telefone 3597 7903.

Nenhum comentário:

Postar um comentário