Páginas

terça-feira, 18 de julho de 2017

Passeio ciclístico de Campo Bom celebrará os 40 anos da ciclovia

As quatro décadas da ciclovia de Campo Bom, a primeira da América Latina, serão comemoradas da melhor forma possível: pedalando. Será com um passeio que promete movimentar ciclistas de todas as idades, amadores e profissionais, da cidade e visitantes. A celebração acontece na manhã do próximo domingo, 23, com o Passeio Ciclístico: 40 Anos de Ciclovia. A concentração do evento, acontece a partir das 9h, no Largo Irmãos Vetter e a largada será às 9h30min. O passeio, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), percorrerá os mais de 6 quilômetros do anel central da ciclovia.
Segundo o vice-prefeito e titular da Smel, Beto Santos, para participar do passeio não é preciso nenhum tipo de inscrição, basta apenas chegar com a sua bicicleta e aproveitar o passeio. “A ideia é comemorar este espaço que serve tanto para a prática de exercícios, bem como para passeio, e que se tornou um dos maiores pontos turísticos da cidade. Antes do início do passeio daremos aos participantes orientações de segurança, os detalhes do trajeto, além de todas as recomendações para que o percurso seja o mais tranquilo possível”, explica Beto.
Saiba mais sobre a ciclovia
Campo Bom se destacava como um município com a Ciclovia, um espaço onde as pessoas, pedestres e ciclistas, podem transitar livremente, sem se preocupar com os veículos, além de contar com muitos espaços arborizados ao seu redor. O município foi o primeiro na América Latina a ter uma ciclovia, em 1977. As obras foram concluídas em 1981 e a finalidade era qualificar a mobilidade urbana, pois na época era expressivo o uso de bicicleta pelos operários das fábricas de calçados. A solenidade de inauguração do Anel Cicloviário completo se deu em 1983. O paisagismo foi completado com plantio de canafístulas e outras plantas de grande crescimento vertical, com intenção de formar “túneis verdes”.
Hoje em dia, a qualquer hora do dia, podem ser vistas pessoas aproveitando o espaço que, contando com as ramificações nos bairros, conta com cerca de 22 mil metros de extensão. O anel central, que circunda o centro da cidade, conta com mais de 6 mil metros de extensão. Este trecho possui totens (estrutura de cimento contendo placas informativas sobre o percurso e que resumem a história da bicicleta e da ciclovia na cidade) em diversos pontos. Além disso, pergolados cobertos de plantas ornamentais oferecem espaço com sombra para quem usa a ciclovia. Para tornar ainda mais agradável o percurso, cada quilometro da ciclovia é ornamentado com cores diferentes entre si e que acompanha detalhes como floreiras, totens, canteiros e os próprios pergolados pintados em lilás, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Além de lixeiras, canteiros laterais, gramado e árvores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário