Páginas

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Caminhada para a Vida é apresentada em mostra nacional em Brasília

Uma iniciativa na área da saúde de Campo Bom está sendo apresentada durante o XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que acontece em Brasília essa semana. O evento está reunindo no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, entre os dias 12 e 15 de julho, milhares de trabalhadores do cotidiano do SUS, dentre eles secretários municipais de saúde de todo o país, profissionais de saúde, dirigentes estaduais e do Ministério da Saúde. A cidade está representada com o projeto Caminhada para Vida, uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que faz parte de várias atividades coletivas praticadas nas unidades que contam com Estratégia de Saúde da Família (ESF). O trabalho sobre as caminhadas em grupos, foi um dos 300 selecionados de todo país pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/RS) para participar da 14ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS que acontece durante o Congresso.
Quem apresenta a experiência exitosa de Campo Bom é a coordenadora de Vigilância em Saúde da SMS, Rita Klein. “Através deste projeto convidamos os usuários cadastrados nas ESFs para participarem de caminhadas que acontecem semanalmente, acompanhados dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Isso tem melhorado em muito a qualidade de vida dos usuários e ainda descentraliza a saúde da figura do médico”, define Rita.
Para a titular da SMS, Suzana Pereira, o resultado das caminhadas, assim como todas as atividades complementares, tem sido muito positiva para a comunidade e para o sistema de saúde como um todo. “Temos percebido que os usuários que participam das atividades coletivas têm uma menor propensão a depressão, dores articulares e reconsultas na ESFs. Investir em prática de atividades físicas é uma forma de promover saúde preventiva, de tratar doenças e, em alguns casos, até curar problemas de saúde. O resultado da Caminhada para Vida é uma melhora significativa na saúde da população”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário