Páginas

terça-feira, 25 de julho de 2017

Fim de semana foi de Hip Hop em Campo Bom

O Largo Irmãos Vetter virou palco da celebração à cultura Hip Hop no fim de semana. Durante o sábado e domingo, dias 22 e 23, o local recebeu dezenas de jovens que participaram da atividade cultural que contou com oficinas de grafite, disputas de breaking dance, batalha de MC’s e Bboys e shows musicais. O evento fez parte da Semana do Hip Hop de Campo Bom, uma iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura (Smec) que aconteceu de 17 a 23 de junho, incluindo palestras e apresentações em escolas sobre os cinco elementos do Hip Hop: o grafite, o break, o rap, o DJ e o conhecimento.
Segundo o coordenador do departamento de Cultura da Smec, Moacir Sarmento, o evento foi importante para dar voz a um tipo de cultura que nem sempre é valorizada. “O investimento em cultura em uma cidade deve agregar todos os tipos de expressões artísticas. Ficamos muito satisfeitos pela forma como esses jovens utilizaram os espaços que disponibilizamos para eles e queremos promover ainda mais ações deste tipo", explica Sarmento.
Oficina de grafite
Uma ideia na cabeça, latinhas de spray na mão e muita técnica. É dessa forma que Jasom Souza executa a sua arte de produzir grafite. O artista ministra oficinas para estudantes em turmas na escola de Arte-Educação do Cei e no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).
Além de participar do evento de final de semana, onde deu dicas aos interessados sobre como se iniciar nesta arte, Jasom ministrou palestras ao longo da semana nas escolas. “Isso foi uma grande oportunidade de estudantes e professores aprenderem mais sobre o Hip Hop e combater o preconceito com tudo que envolve essa cultura. Tivemos um retorno muito positivo, principalmente dos professores, que tiveram um grande envolvimento e disposição em ajudar nas atividades e garantiram que estarão de portas abertas para mais atividades como essa”, garante Jasom.
Batalha de MC’s e Bboys
Um dos destaques do final de semana ficou por conta das batalhas de MC’s e Bboys. Essa é a forma que a turma do Hip Hop nomeia as disputas de frases rimadas nas quais as duplas de MCs desafiam um ao outro. Na batalha de MC's o campeão foi o campo-bonense Calvin Machado, que na final derrotou o MC de Novo Hamburgo, Felp. O terceiro lugar ficou para o também campo-bonense Bruno Antunes, o MC Jackie Chan.
Breaking dance
Outra ação que chamou a atenção foram as batalhas de breaking dance. Esse é um tipo de dança que é executada através de gestos bruscos e por vezes acrobáticos, dos quais se destacam os movimentos ondulatórios do corpo, a rotação do corpo apoiado apenas na cabeça ou nas costas, os movimentos das pernas tipo moinho de vento ou o arrastamento dos pés.
O campeão da batalha de breaking foi o Bboy Binho, de Porto Alegre que venceu na final o Bboy Caique, de Arroio dos Ratos. Em terceiro lugar ficou o Bboy Tody Santos, de Igrejinha.
O evento contou ainda com shows musicais de Nazário, Cachola, Posmaninho, Antítese, Pobre Loko, Goreflow, Nação Hip Hop, Além dos Muros, We Rap do Sul, DoggStayle, Alkaida Clan e World Street.

Nenhum comentário:

Postar um comentário