Páginas

terça-feira, 11 de julho de 2017

De Olho no Futuro: Professores recebem qualificação do Sebrae

Cerca de 30 professores do 6º ao 9º ano das Escolas Municipais de Campo Bom encerraram na sexta-feira, 7, a capacitação sobre a metodologia do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) ministrado pelo Sebrae. A ação faz parte do projeto De Olho no Futuro, uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura (Smec) e da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo (Sedetur), em parceria com a Feevale, o Sebrae, Senai, Sindicato dos Sapateiros, Arezzo e GetNet. O projeto leva qualificação para alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais através de palestras, oficinas profissionalizantes e outras ações com o auxílio de educadores e profissionais especializados, de modo que estejam melhor preparados para escolher a profissão na conclusão da Educação Básica.
A capacitação, ministrado pela instrutora Tatiana Martins do Sebrae, ocorreu desde o dia 21 de junho, com encontros semanais no auditório da Smec que totalizaram 25 horas de qualificação. A partir de agora os professores irão aplicar a metodologia JEPP aos alunos das escolas, adequando-a a idade e ao nível escolar de cada um. O projeto tem a finalidade de despertar o empreendedorismo nas escolas dando oportunidade as crianças e adolescentes vivenciarem o processo de empreender por meio de uma visão sustentável e criativa dos negócios.
Para o Prefeito Luciano Orsi  o JEPP é um programa de empreendedorismo importante por apresentar uma metodologia e uma didática inovadora e avançada. “Esta capacitação é um impulso inicial para que cada escola planeje e aplique estas qualificações com seus alunos, com enfoques diferentes para cada ano”, ressalta.
Como o professor de música da escola Cei, Brian Soares, que leciona para alunos do 6º ao 9º ano. “O maior aprendizado do curso é que devemos desenvolver o perfil empreendedor dos alunos. Na escola pretendemos aplicar o que aprendemos criando oficinas de contraturno escolar para os alunos. Queremos ser mediadores de ideias, mas o produto final deve ser desenvolvido pelos estudantes”, define Soares.
Para a titular da Smec, Simone Schneider, “a participação, o engajamento nas atividades e doação dos professores para vivenciar as práticas empreendedoras ficaram evidentes. Tenho certeza de que irão despertar o espírito empreendedor entre os alunos através do Programa, bem como o despertar da cultura e práticas empreendedoras como consequência, dentro das escolas através do corpo docente e administrativo”.
Saiba mais
O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos, JEPP, tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora entre crianças e jovens do Ensino Fundamental, de escolas das redes pública e particular. A ideia é despertar e fortalecer o espírito empreendedor, incentivando o protagonismo juvenil e a busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho ou da criação de negócios próprios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário