Páginas

domingo, 8 de dezembro de 2019

Campo-bonenses são destaques do Inovamundi na Universidade Feevale

A Universidade Feevale, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppex), premiou os trabalhos destaques da Feira de Iniciação Científica (FIC), da Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP), do Seminário de Pós-graduação (SPG) e do Salão de Extensão (SE), eventos que integraram o Inovamundi 2019. A cerimônia de premiação foi realizado na quarta-feira, 4, no Câmpus II. Além de reconhecer os autores de trabalhos em mais de 20 diferentes categorias, os três melhores receberam prêmios especiais, que vão desde o custeio para participação em eventos até bolsas para a pós-graduação da Feevale.
Campo Bom foi destaque com os educadores Vitória Duarte Wingert, Marta de Oliveira Monaretto e Jander Fernandes Martins que, sob a orientação do professor doutor Ricardo Lemos Sainz, desenvolveram o projeto “Caixa Multicultural: uma possibilidade  interdisciplinar de valorização das culturas Guarani e Kaingangs”. O projeto surgiu a partir da constatação de um problema de âmbito social ocorrido dentro do município de Campo Bom. O problema era a não valorização e (re)conhecimento da cultura indígena. Construiu-se, a partir dele, uma pesquisa-ação inovadora para a sua resolução. Assim, o objetivo principal da ação foi desenvolver um recurso midiático que proporcionasse e enfatizasse a valorização de dois povos indígenas presentes no Rio Grande do Sul, Guarani e Kaingang, através de um ensino interdisciplinar, baseado na aprendizagem significativa na relação aluno/família. Divulgando e experenciando elementos indígenas na comunidade escolar por meio da criação de uma caixa multicultural; motivando o estudo da cultura indígena nas escolas e relatando as experiências vividas pelas famílias com a caixa.
Com a premiação, a autora principal do projeto, Vitória, participará da Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em julho de 2020, na cidade de Natal. A Feevale custeará a inscrição, mais três dias de hospedagem e as passagens aéreas. O 72º SBPC contará com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século 21”, o evento será realizado na UFRN, em Natal, entre os dias 12 e 18 de julho de 2020.
O presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Roberto Cardoso, parabenizou os alunos destaques pelo seu empenho e dedicação. “Mais uma vez a nossa instituição demonstra o seu espírito comunitário e de integração ao premiar desde a juventude da nossa Escola de Aplicação até a pós-graduação. Que vocês continuem nessa trilha, porque a Feevale estará sempre de braços abertos para recebê-los”, disse ele aos estudantes.
João Alcione Sganderla Figueiredo, pró-reitor Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, enfatizou o fato de o Inovamundi ser um evento consolidado, que aproxima as diferentes áreas do conhecimento. Nesta edição, cerca de 1.500 trabalhos foram inscritos, contemplando diversas regiões do território nacional e de outros países. “Precisamos continuar transformando o social, fazendo com que os nossos objetos de estudos possam ser aplicados como extensão universitária e, partir disso, modifiquem vidas. Este evento não congratula somente a pesquisa, mas aquilo que temos de essência, que é a extensão universitária”, destacou.
Sobre o Inovamundi
O Inovamundi é um Programa da Universidade Feevale que tem o objetivo de apresentar a produção científica, tecnológica e extensionista de acadêmicos de educação básica, graduação e pós-graduação do Brasil e do exterior.
Conheça os prêmios dos três primeiros colocados - grandes destaques:
• Seminário de Pós-Graduação (SPG): Vitória Duarte Wingert - terá custeio para participação na Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em até dois anos após a premiação.
• Salão Extensão (SE): Glória Baptistel - poderá escolher entre dois prêmios: 60% de desconto em um curso da pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) ou 100% em um curso da pós-graduação lato sensu (MBA ou especialização) da Universidade Feevale. O período para usufruir do prêmio é de, no máximo, dois anos a contar da data da premiação.
• Feira de Iniciação Científica (FIC): Bruna Lamb Mentz - poderá escolher entre dois prêmios: 60% de desconto em curso da pós-graduação stricto sensu ou 100% em um curso de curso da pós-graduação lato sensu da Universidade Feevale. O período para usufruir do prêmio é de, no máximo dois anos, a contar da data da premiação

Nenhum comentário:

Postar um comentário