Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

ACI considera que aumento dos combustíveis compromete redução na tarifa de energia elétrica


Na avaliação da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, a elevação do preço dos combustíveis em vigor a partir do dia 30 de janeiro poderá provocar uma elevação da inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 0,3 pontos percentuais em 2013, considerando um aumento médio para o consumidor nas bombas de 5,5 pontos percentuais. "Desta forma, considerando todos os impactos da elevação do preço dos combustíveis, aproximadamente a metade dos ganhos anuais obtidos com a redução da tarifa de energia elétrica anunciada no último dia 23 de janeiro foi perdida", ressalta o economista da entidade, Luis Carlos Yllana K

A redução da tarifa de energia elétrica foi saudada pelo setor industrial, pois qualquer redução do custo dos insumos industriais é benéfica para o setor produtivo. "O aumento do diesel retira em parte este ganho, dado que haverá repasse sobre o custo do frete, e, portanto, indiretamente para todos os demais produtos e insumos industriais. O fato de a redução da tarifa de energia elétrica ter aberto algum espaço, em termos da taxa de inflação, para o reajuste do preço dos combustíveis, não significa que o combate a inflação possa ser suavizado. A inflação atual é elevada e prejudica toda a sociedade, pois corrói salários, aposentadorias e impacta na taxa de câmbio real, prejudicando a classe exportadora", complementa o economista.

"A ACI se posiciona na defesa da continuidade de iniciativas que reduzam o Custo Brasil e ainda que novas medidas sejam adotadas, no sentido de melhorar o ambiente de negócios para as empresas brasileiras", afirma o presidente interino da entidade, Eneias Walter Jung.

Fonte: De Zotti - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário