Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Feltes busca apoio de São Leopoldo ao pronto socorro regional


Líder do PMDB na Assembleia Legislativa, o deputado Giovani iniciou por São Leopoldo, na quinta-feira (24), os primeiros contatos para mobilizar os municípios dos Vales do Sinos, do Caí e Paranhana em torno da necessidade de construção de um pronto socorro para atender a região.

Durante encontro com o prefeito Aníbal Moacir da Silva (PSDB) e o vice-prefeito Daniel Daudt Schaefer (PMDB), o deputado anunciou para a primeira quinzena de março um seminário reunindo os gestores que assumiram seus mandatos em 1º de janeiro (prefeitos novos e reeleitos), assim como presidentes das Câmaras de Vereadores e secretários de saúde. "É uma bandeira que leverá alguns anos para se materializar, mas é inegável as carências da nossa região por uma melhor estrutura de atenimento de urgência", reforçou Feltes.

"Numa primeira etapa, precisamos buscar um grande entidimento em torno do projeto para, em seguida, lutar pelas fontes de financiamento", antecipou-se o parlamentar. Aníbal Moacir avaliou como positiva a iniciativa do deputado, uma vez que atualmente a demanda nos casos mais graves acaba recaindo sobre o Hospital Centenário (São Leopoldo) ou o Geral (Novo Hamburgo).

Participaram do encontro o presidente da Fundação Hospital Centenário, Carlos Germano Weinmann, e o secretário municipal da Saúde, Ivo Leuck, além dos demais secretários do PMDB que integram o novo governo.

Necessidade Regional

Diante da carência no atendimento dos casos de urgência, em especial para as vítimas de acidentes do trânsito na BR 116 e RS´s 239, 240 e 115, a ideia do deputado é buscar uma parceria das prefeituras com o governo do Estado. "O primeiro passo é alcançar este entendimento político e termos uma avaliação precisa da demanda, quem sabe buscando inclusive o apoio do governo Federal", destacou o deputado.

Feltes antecipa que não existe uma definição prévia sobre a melhor localização do futuro pronto socorro regional que deverá ser determinado por avaliação de caráter essencialmente técnico. Para ele, além de maior agilidade no atendimento, uma nova unidade ajudará a desafogar também as emergências dos principais hospitais da região e evitar a necessidade de seguidas remoções de ambulância para Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário