Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Projetos ambientais para melhor qualidade de vida na região

Atividade encerrou curso do Movimento Roessler e VerdeSinos

Elaborar projetos que ofereçam algum benefício para a conservação da bacia Sinos - essa é a meta do curso Gestores Ambientais Comunitários que se encerrou neste sábado (07/11), com rodada de apresentações de projetos promissores, na Fundação Evangélica. O curso é coordenado pelo Movimento Roessler para Defesa Ambiental e integra o Projeto VerdeSinos, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.
Segundo a coordenadora do curso, a gestora ambiental Clarissa Arend, os resultados são muito satisfatórios. “Vemos a interação das entidades participantes, o engajamento e a formulação de projetos que vão realmente contribuir bastante com a preservação da bacia Sinos”. Na turma inicial, formada no primeiro semestre deste ano, participaram 14 entidades. Nesta segunda turma são 15 entidades da bacia Sinos.
O primeiro grupo a apresentar seu projeto foi a Cáritas-NH, que projeta trabalhar com Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs). Depois a União das Associações de Bairros e Vilas de Campo Bom (UABV-CB) apresentou o Projeto Campo Bom menos 40 graus que visa arborizar a Rua Bom Jesus. O terceiro projeto apresentado foi elaborado pelos Engenheiros Sem Fronteiras. A ideia deles é trabalhar com eficiência energética em habitações populares. O Grupo Ecológico de Rolante apresentou a proposta de criação de uma horta comunitária para realizar trocas de resíduos orgânicos por alimentos.
Os integrantes da Fundação Evangélica de Novo Hamburgo apresentaram projeto para acabar com a falta de informação da comunidade escolar sobre o descarte correto dos resíduos sólidos. Já os escoteiros do Hans Staden apresentaram projeto de recuperação de área degradada, a partir da retirada do lixo localizado indevidamente entre o Morro da Fundação e a sede do grupo de escoteiros.
A Fundação Semear e Fundação Francisco Xavier Kunst apresentaram proposta de trabalho para atender 60 crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, da Vila Kephas, de Novo Hamburgo, com oficinas de artes cênicas e educação ambiental.
O Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet expôs o projeto Parada Limpa, que visa acabar com o acúmulo de resíduos em paradas de ônibus da vila Integração, em Lomba Grande. A Horta Comunitária Joanna de Ângelis propôs trabalhar com a comunidade do bairro Rondônia, Novo Hamburgo, sobre o problema dos resíduos sólidos depositados nas margens do Arroio Manteiga.
Integrantes do Movimento Roessler para Defesa Ambiental e da Associação Evangélica de Ação Social de Novo Hamburgo (AEVAS-NH) apresentaram proposta de coleta de óleo de cozinha usado no bairro Roselândia.
O presidente do Movimento Roessler, agrônomo Arno Kayser, falou do resgate de pessoas ao Movimento e do envolvimento de outras tantas, desde jovens a aposentados, na importante renovação da militância ambientale na consolidação destes projetos.

A secretária executiva do Comitesinos, Viviane Nabinger, ressaltou o papel do Comitesinos sobre o cuidado para que nunca não falte água para ninguém. “Estamos aqui com intuito de desenvolver projetos que visam melhorar a qualidade da nossa vida e dos que vierem depois de nós. Aqui vejo esse desejo de “vamos mudar” e de querer conciliar com os grupos, atraindo energias e se identificando com as demais pessoas. Esse trabalho tem a tendência de continuar a acontecer, com isso o Movimento Roessler traz esse componente diferencial ao Comitê – o que nem consigo dimensionar o poder disso, hoje”, salientou Viviane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário