Páginas

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Centro de Educação Ambiental é vencedor de premiação sobre sustentabilidade

O Centro Municipal de Educação Ambiental Nestor Weiler (Cemea) está entre os dois vencedores do prêmio Mobilização para uma escola sustentável, promovido pelo projeto AES Sul na Comunidade.  A seleção dos finalistas consistiu no desenvolvimento de projetos sustentáveis para serem aplicados nas instituições de ensino, a partir da vivência na iniciativa educacional desenvolvida pela concessionária de energia elétrica. A cerimônia de premiação, com a entrega do cheque simbólico no valor de R$ 10 mil, será no dia 8 de dezembro, às 15 horas, na sede da AES Sul, em São Leopoldo.
Minimizar o consumo de energia elétrica utilizando a energia solar foi o mote da proposta do projeto Protótipo de estufa ecológica na desidratação das plantas bioativas, desenvolvido pelo Cemea desde março. Os objetivos do trabalho mostram a preocupação com a redução no consumo mensal de energia elétrica, a pesquisa sobre a desidratação de plantas bioativas, a verificação do processo e a mobilização dos 15 alunos integrantes da iniciativa para a construção dos protótipos. Como resultado final do processo, as plantas desidratadas continuarão sendo comercializadas na comunidade que, agora, além de chás e temperos, terá acesso também à tecnologia desenvolvida pelos estudantes. “Até este momento foi realizada a construção do protótipo, a testagem de funcionamento utilizando as espécies de plantas medicinais alfavaca cravo e jurubeba, registro no diário de campo, comparação entre as testagens, análise de resultados e apresentação do projeto para a comunidade na Festa da Família do Cemea, que ocorreu em outubro”, detalha a coordenadora do Centro, Natalia Braum.

Para o Centro de Educação Ambiental, o prêmio chega como reconhecimento do trabalho dedicado pela equipe e todos que apoiaram essa aventura nos campos da pesquisa e do conhecimento. “Primeiramente, o prêmio propicia aos alunos vislumbrarem a importância da pesquisa e da participação social para transformar e melhorar o espaço em que vivem, além da satisfação de ter o trabalho reconhecido. Financeiramente o prêmio vai permitir que no próximo ano possamos ampliar e aprofundar os estudos neste projeto, avaliando outros indicadores”, conclui Natalia. (Fonte: Imprensa PMCB - Foto: Divulgação/PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário