Páginas

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Trabalhos de estudantes sobre cultura afro integram exposição no Centro Administrativo

Buscando conscientizar e compartilhar cultura, alunos da rede municipal de ensino produziram trabalhos que representam a cultura afrodescendente. Máscaras, bonecos negros, pinturas, vestimentas e instrumentos musicais foram confeccionados com materiais reciclados e estão em exposição no espaço Arte em Evidência, no saguão do Centro Administrativo Municipal. Entre as obras expostas, se destacam elefantes africanos (produzidos a partir de embalagens vazias de amaciante) e a releitura de uma obra de arte africana. Até o dia 30, das 12h30 às 18h30, a comunidade pode conferir todos os trabalhos dos estudantes e conhecer um pouco mais sobre a cultura afrodescendente.
Quarta-feira (4), primeiro dia da mostra, alunos da Escola Paulistinha apresentaram no setor de Protocolo a coreografia da música Jambo Bwana (Boney M), chamando a atenção para o trabalho exposto no espaço. Antes da apresentação os pequenos estudantes do Maternal 3 demonstraram conhecimento sobre o tema, relatando que, em português, a música apresentada se chama "Olá, seja bem vindo” e versa sobre boas vibrações, emoção em ouvir o tambor africano, contendo também uma conhecida expressão (Hakuna Matata), que em uma tradução livre para o português significa “esta tudo bem, você não precisa se preocupar”.  A iniciativa de homenagear os afrodescendentes pelo dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, tem o objetivo de combater a discriminação racial disseminando a cultura afro entre os alunos por meio de atividades lúdicas que envolvam arte, brincadeiras e até gastronomia.

Arte em Evidência


O Arte em Evidência é um espaço aberto para exposições de artistas da comunidade e já recebeu trabalhos em quadros, esculturas, pinturas e fotografias. Os artistas podem expor individualmente ou em grupo e as peças ficam expostas pelo período de até um mês, sendo a estrutura oferecida pela Administração Municipal. A proposta é estimular novos talentos e permitir que artistas da cidade divulguem seu trabalho ao público que circula no prédio da prefeitura. (Fonte: Imprensa PMCB - Fotos: Emily Schwan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário