Páginas

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Cras celebra o encerramento do ano com diversas atividades

Passear, conhecer novos lugares e se divertir são atividades apreciadas pela maioria das pessoas. Com a chegada do fim do ano, as confraternizações eternizam o carinho e o respeito das equipes que trabalharam durante todo o ano, e nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), não foi diferente.
A Secretaria do Desenvolvimento Social e Habitação, através do CRAS, promoveu na terça-feira, 11, uma grande festa de confraternização para as crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, mulheres e idosos assistidas pelos grupos de orientações do CRAS. A festa marcou o encerramento das atividades deste ano.
Um público de diversas faixas etárias, incluindo integrantes dos grupos da terceira idade, crianças e adolescentes, grupo de mulheres, e dos grupos de PCD´s (Pessoas com Deficiências) puderam curtir viagens divertidas e interessantes. Ao longo do ano, o CRAS oferece um conjunto de programa, projetos e benefícios com o objetivo de afiançar seguranças sociais para a prevenção, proteção e enfrentamento de situações de vulnerabilidade e riscos e a promoção e defesa de direitos.
Com o objetivo de promover a integração e o convívio comunitário de pessoas com deficiência e seus familiares, bem como proporcionar atividades culturais e ambientais. Os grupos de PCD’s dos Cras CEU e Centro realizaram um passeio pelo Zoológico, Sapucaia do Sul. Os participantes passaram o dia no parque, com direito a piquenique, aproveitaram para interagir e socializar com os amigos, além de aproveitar momentos descontraídos com música e muita animação, aproveitaram a oportunidade para conhecer os animais.
Segundo a psicóloga Ione Georg Pedde, a visita ao zoológico, além de ser uma oportunidade de lazer, é uma forma de auxiliar no desenvolvimento psicossocial deles através do interesse despertado pelos animais. “Embora alguns deles tenham limites, e ainda que esses limites tenham que ser respeitados, todos eles têm potencialidades, e essas potencialidades recebem luz dos CRAS, como nesse passeio, não olhamos para a limitação, olhamos para o que eles podem fazer, o e como eles ficam felizes”, destaca Ione.
Aproximadamente 40 mulheres atendidas pelos Cras também tiveram a oportunidade de passear pelo Parque Zoológico, o passeio teve como objetivo fortalecer as relações entre as mulheres dos grupos, além de promover a integração e a troca de experiências entre as participantes, valorizando o sentido de vida coletiva, e ainda poderem aproveitar o contato com a natureza e os animais.
Roseli Weber, 46 anos, participa do grupo PAIF - Programa de Atenção Integral a Família, foi pela primeira vez ao Zoológico. “É a primeira vez que venho ao zoológico, foi um dia muito especial para mim, nunca imaginei que faria esse passeio. Estou muito feliz, por fazer parte do Cras, me sinto bem participando do grupo”, relata Roseli.
Segundo o titular da SEDSH, Eduardo Assmann, “foi um momento para oportunizar atividades de lazer, integração e descontração, resultando na socialização e fortalecendo a autoestima das participantes e inserindo-as ainda mais na sociedade”.
Já um grupo de 30 adolescentes atendidos pela CRAS visitou o Parque Terra Mágica Florybal, em Canela. O parque é um dos pontos mais visitados por turistas nos últimos tempos que oferece uma gama de atrações temáticas incluindo réplicas de dinossauros, restaurantes, teatro, floresta mágica, mundo animal, cavernas e muito mais opções onde os visitantes puderam viver momentos de intensa emoção.
Em ambos os passeios o CRAS ofereceu o transporte, os ingressos aos parques e ainda distribuiu lanches a todos os participantes. Estas atividades foram os pontos de culminância dos projetos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS, que permitiram a proximidade dos usuários entre si e com a equipe, além de proporcionar momentos diversos da rotina diária e garantido novas experiências, diversão, lazer e integração. 
Foto: Fernanda Hescher

Nenhum comentário:

Postar um comentário