Páginas

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Professores em formação desenvolvem projetos em Campo Bom

Elevar a qualidade da formação de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, além de inserir os licenciados no cotidiano das escolas da rede pública. Estes são os objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nas escolas.
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura realizada pela Secretaria de Educação e Cultura em parceria com a Universidade Feevale, que desde o mês de setembro, está realizando atividades nas Escolas Presidente Vargas, Morada do Sol e 25 de Julho, proporcionando oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e prática docente de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.
Cada escola conta com oito acadêmicos, acompanhados de um professor supervisor da escola, com planejamento e supervisão também da Universidade. As ações que estão sendo colocadas em prática foram elaboradas pelas escolas, de acordo com suas necessidades, contemplando o subprojeto “Para reinventar o mundo, práticas interdisciplinares”, do eixo “Ambiente”, focando na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.
Segundo a estudante de Ciências Biológicas da Universidade Feevale, Bianca Vanoni, de 20 anos, os alunos bolsistas desenvolvem o senso crítico, o espírito investigativo, a criatividade, a partir do contato com o cotidiano das escolas e com professores experientes e da oportunidade de colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo do curso. “Começamos o projeto com o tema inicial, “Bacia hidrográfica do Rio dos Sinos”, juntamos os alunos que decidiram participar do projeto e fomos até o banhado próximo da Escola 25 de Julho e conhecemos algumas plantas. Como a escola possui uma réplica do Rio dos Sinos no pátio, então a nossa participação veio agregar o trabalho que já estava sendo realizado”, diz Bianca.
Foto: Fernanda Hescher

Nenhum comentário:

Postar um comentário