Páginas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Mapeamento e estudo sobre áreas em torno do Rio dos Sinos

O prefeito Luciano Orsi, o chefe de gabinete, Tiago Vargas, e o secretário do Meio Ambiente, João Flávio da Rosa, estiveram em Porto Alegre, a convite da Metroplan, para receberem o Plano de Proteção Contra Cheias, distribuído a municípios da Região Metropolitana que são atingidos pelas chuvas.
O encontro, que ocorreu no dia 17 de dezembro, e reuniu prefeitos da região, expos as medidas sobre as áreas ocupadas em torno dos rios da Bacia do Rio Gravataí, da Bacia do Rio dos Sinos, da Sub-bacia do Arroio Feijó e do Delta do Jacuí. As medidas nomeadas de não-estruturais, tratavam da remoção de famílias em torno das áreas mais atingidas pelas cheias, já que a ocupação em áreas de risco não deveria ocorrer.
Porém, essas medidas de remoção seriam de alto custo para os municípios, sendo substituídas por outras medidas chamadas de estruturais, que dizem respeito à construção de diques de proteção em determinados pontos de maior índice de alagamentos, permitindo que as águas fiquem canalizadas no leito e não transbordem.
O estudo foi realizado com recursos do Ministério das Cidades com base nos casos levantados nos últimos oito anos. Só no Rio dos Sinos, o prejuízo com as cheias chega a 7 bilhões de reais. Com esse estudo também serão avaliadas as áreas que não poderão ter construções nas proximidades, servindo de regularização dessas áreas. “Esse estudo facilitará a forma como iremos trabalhar daqui para frente nestas regiões”, afirma João Flávio da Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário