Páginas

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Atividades com estudantes foram destaque na Semana Farroupilha


O vinte de setembro tem uma grande importância para os gaúchos. Há muitas gerações se comemora a data que é o marco da Revolução Farroupilha e que destaca o tradicionalismo e a cultura do nosso povo. A paixão pelos costumes “gaudérios” é vivenciada por todas as idades e durante a Semana Farroupilha, o orgulho de ser gaúcho fica mais evidente em toda a cidade. Um dos destaques Semana Farroupilha de Campo Bom, que aconteceu entre os dias 13 e 19 de setembro, foram as diversas atividades envolvendo estudantes, desde peças de teatro até atividades escolares sobre tradicionalismo, que tomaram conta do Largo Irmãos Vetter.

Histórias gaúchas contadas de um jeito diferente

As celebrações começaram na quinta-feira, 13, com a peça teatral Salada de Contos Gauchescos com Gelatina, animando a garotada, que interagiu com a contista que representou de maneira divertida a cultura gaúcha. Outra atração foi a apresentação do Grupo Molhados na Chuva encenou a peça O Negrinho do Pastoreio. A história foi uma adaptação do texto de Simões Lopes Neto e tornou-se uma das mais conhecidas do folclore gaúcho contando a lenda da dura vida de um pequeno menino escravo que vivia numa estância no interior do Rio Grande do Sul que, mesmo maltratado pelo seu patrão, nunca desistia de seus afazeres e de seu amigo inseparável: O cavalo Baio. Uma fantástica história de superação e fé, apresentada de forma mágica.
Já a peça Bah Tchê!, do grupo teatral Luz & Cena, retratou um grupo de cantadores gaúchos que fazem uma viagem no tempo, destacando influências culturais e os ritmos que compõem a diversidade musical dos gaúchos.

Escolas exaltam o tradicionalismo

Mas os estudantes não assistiram apenas as peças como também apresentaram atividades sobre o tradicionalismo ao longo da Semana Farroupilha. Como os estudantes da EMEF Adriano Dias, que marcaram presença com o grupo da Adriano em Dança, que fez uma apresentação com o objetivo de valorizar e incentivar ainda mais o resgate das brincadeiras da cultura gaúchas, com um pot-porri de dança e brincadeiras, que garantiu a diversão de quem passou pelo o Largo.
Outro exemplo foram os pequenos da turma do pré-1 B da EMEI Arco-íris, que encantaram o público com uma apresentação musical sobre o pluralismo cultural, com a música da artista Vanessa da Mata, Ninguém é igual a ninguém. Os pequeninos contaram com a utilização de roupas típicas étnicas, utilizaram bonecos típicos, representando assim uma composição étnica e racial da sociedade brasileira e o resultado foi um confluência de pessoas de várias origens diferentes, dos povos indígenas originais, negros africanos, colonizadores portugueses e de posteriores ondas imigratórias de europeus, árabes, e japoneses entre outros povos.
Para o prefeito Luciano Orsi, a Semana Farroupilha foi um momento para exaltar a história do Rio Grande do Sul, relembrando os costumes e as tradições do nosso povo gaúcho e aproveitando para reforçar o amor pelo Rio Grande do Sul. “Percebemos o interesse e o encantamento dos alunos ao acompanharem as peças e fazerem as apresentações. Foi uma ótima oportunidade de mostrarem o que aprendem na escola, por meio das aulas ou grupos de dança gaúcha”, explica Orsi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário