Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Entidades do setor lançam programa Future Footwear

As principais entidades da cadeia coureiro-calçadista brasileira uniram esforços pelo futuro do setor. O dia 24 de agosto de 2016 entrará para a história da atividade com o lançamento do programa Future Footwear, fruto de uma convergência de interesses pela competitividade da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couros, Calçados e Afins (Abrameq). O lançamento acontece na sede principal do Grupo Priority, que produz as marcas West Coast e Cravo & Canela, em Ivoti/RS.
A gestora de Projetos da Abicalçados, Roberta Ramos, explica que o programa é voltado para a melhoria da competitividade da cadeia coureiro-calçadista brasileira e tem como objetivo atingir desde os fornecedores de couros e componentes até os fabricantes de calçados. “Estamos falando de uma cadeia que compreende 8 mil indústrias de calçados dos mais variados portes, 3 mil empresas de componentes, 310 curtumes e 120 fabricantes de máquinas. O Brasil tem hoje um dos principais mercados consumidores de calçados do mundo, chegando a mais de 780 milhões de pares consumidos por ano, mesmo com todos os obstáculos de competitividade tanto oficiais como das próprias empresas, que precisam urgentemente se adaptar ao novo modelo de consumo”, explica. 
Segundo Roberta, o mundo passa pela Era da Revolução Digital, onde a mentalidade é randômica, criativa, orgânica e estética. “A indústria de calçados precisa estar preparada para a mudança de mentalidade do consumidor, o que vai ensejar novos modelos de negócios, processos diferentes do que os utilizados até agora e produtos altamente inovadores”, complementa.  É neste contexto que surge o programa, que é um “guarda-chuva” de diversas ações das entidades relacionadas, tudo sob o tripé composto por Novos Produtos, Novos Processos e Novos Modelos de Negócios. “Queremos possibilitar à indústria desenvolver materiais com tecnologia avançada, automação, maior integração entre os elos da cadeia, fomentar o empreendedorismo em novos modelos de negócios, aproximar o setor de startups, enfim, criar uma cultura inovadora”, comenta a gestora.
Projetos

Entre os projetos que fazem parte do Future Footwear estão plataformas já criadas como a Moda Co, Maratona MUDE e o sistema de automação SOLA. Para o segundo semestre de 2016, serão realizadas mais três ações: o FF Exchange, uma rodada de negócios entre fornecedores de tecnologia e representantes de empresas do setor, marcada para o dia 18/10; o FF Meeting, um encontro com entidades representativas de setores fornecedores, como software, eletrônica e automação, no dia 19/10; e o FF Enterprise - Desafio Empreendedor, evento que será realizado entre os dias 1/10 e 18/11 com estudantes de nível superior com o objetivo de criar equipes multidisciplinares para pensarem novas ideias na resolução de problemas do setor calçadista. (Fonte: Abicalçados)

Nenhum comentário:

Postar um comentário