Páginas

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Qualidade da água será tema de palestra na Feevale

“Da Baía de Guanabara à Bacia do Sinos: como está a qualidade da nossa água”

Na próxima quinta-feira (11), o Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Feevale realiza a aula magna “Da Baía de Guanabara à Bacia do Sinos: como está a qualidade da nossa água”. Gratuito e aberto à comunidade, mediante apresentação de ingresso, o evento acontece a partir das 9h15, no Teatro Feevale. Os ingressos podem ser retirados de segunda a sexta-feira das 8h15 às 12 horas e das 13 às 22 horas, na recepção do ICS, localizada no terceiro andar do prédio Lilás, no Câmpus II da Instituição.
A aula será ministrada pelo professor Fernando Spilki (foto), da Universidade Feevale. Recentemente, Spilki realizou testes de qualidade da água e encontrou níveis perigosamente altos de vírus e bactérias humanas em locais de competições olímpicas e paralímpicas no Rio de Janeiro. Esses resultados alarmaram especialistas e preocuparam a comunidade local e internacional, pois existe uma enorme variedade de doenças de veiculação hídrica (especialmente diarreias e hepatites) e de doenças indiretamente relacionadas ao manejo da água (dengue, chikungunya, zika e febre amarela, por exemplo).
Assim, o evento discutirá o que nos espera o futuro e como profissionais da área da Saúde e cidadãos podem contribuir para a manutenção da qualidade da água no mundo. Será apresentado um panorama da qualidade deste líquido vital, desde a Baía de Guanabara até a Bacia do Sinos, levando em consideração o passado, o presente e o futuro.
Fernando Spilki possui graduação em Medicina Veterinária e mestrado em Ciências Veterinárias na área de Virologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Genética e Biologia Molecular, área de Microbiologia, pela Universidade Estadual de Campinas. Professor titular da Universidade Feevale, bolsista de Produtividade do CNPq - Nível 1D. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Virologia, 1º secretário na gestão 2015-2016. Editor-adjunto da revista Virus Reviews & Research e editor de área do Brazilian Journal of Biology. Atua em projetos nas áreas de virologia animal, humana e ambiental. Coordena pesquisas sobre a detecção de vírus entéricos na água e sua relação com impacto ambiental e saúde humana e animal, viroses de suínos, ruminantes, caninos e aves, além de projetos sobre doenças respiratórias virais em seres humanos. Os projetos têm apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS (SDECT) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário