Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2016

“Manufatura avançada no Brasil é questão de sobrevivência”

“Manufatura avançada no Brasil é questão de sobrevivência. A frase do presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, resume o atual momento da indústria brasileira. Frente a frente com problemas graves de competitividade, ocasionados tanto por entraves econômicos, como pela alta carga tributária, uma logística cara e ineficiente e tantos outros que somam-se no chamado Custo Brasil, a indústria precisa fazer a “lição de casa” urgentemente. É com essa missão que a Abicalçados, em parceria com as entidades como a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couros, Calçados e Afins (Abrameq), lança o Future Footwear, programa que tem como objetivo o aumento da competitividade e da rentabilidade das empresas de calçados do Brasil, através da implementação de ações em design, tecnologia e empreendedorismo. A cerimônia que irá lançar as bases do projeto acontecerá a partir das 18h30 do dia 24 de agosto, num grande evento que será realizado na fábrica do Grupo Priority, produtor das marcas West Coast e Cravo & Canela, em Ivoti/RS.
Segundo Klein, chegou o momento de unir o setor em prol de um objetivo comum, que é assegurar as bases para a sobrevivência da atividade nos próximos anos. “Os indicadores da indústria de calçados vêm caindo ano após ano. Temos consciência de que, além de um problema de estrutura do Brasil, o fato é um chamamento para a inovação dos processos de produção, modelos de negócios, produtos, entre outros. A manufatura avançada, ou Indústria 4.0, por exemplo, é um conceito que vem ganhando força e precisa ser debatido e incluído na pauta do setor calçadista”, avalia, lembrando que, em 2016, a indústria nacional deve alcançar o maior índice de ociosidade em 15 anos – de 34%, conforme dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Projeto

O Future Footwear é um programa que tem como base uma nova sociedade consumidora, que demanda por uma reestruturação da indústria e seus modelos de negócios. Entre os projetos que já fazem parte do programa estão plataformas já criadas como a Moda Co, Maratona MUDE e o sistema de automação SOLA.
A gestora de Projetos da Abicalçados, Roberta Ramos, adianta que no segundo semestre deste ano serão realizados, pelo menos, três ações: uma rodada de negócios entre fornecedores de tecnologia e representantes de empresas do setor; o FF Meeting, um encontro com entidade representativas de setores fornecedores, como software, eletrônica e automação; e o FF Enterprise - Desafio Empreendedor, evento que será realizado entre estudantes de nível superior com o objetivo de criar equipes multidisciplinares para pensarem novas ideias na resolução de problemas do setor calçadista. “O objetivo é criar um ambiente de inovação na indústria calçadista brasileira, para que ela se torne uma referência internacional”, conclui a gestora a gestora. (Fonte: Abicalçados)

Nenhum comentário:

Postar um comentário