Páginas

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Megatendências e negócios no futuro foram apresentados no Prato Principal da ACI em Campo Bom

"Megatendências e negócios no futuro". O tema abordado pela diretora-presidente do Badesul, Susana Kakuta (foto), durante o Prato Principal promovido pela Regional ACI Campo Bom, na terça-feira (9), resume o que se apresenta pela frente na economia mercadológica. Novos nichos, muitos já se mostrando ao público empreendedor, fazem parte hoje de um dinamismo e de características jamais vistas antes. “Precisamos sair deste marasmo e encarar os desafios. Temos que fazer a diferença na nossa região, pois nossos potenciais são fortes neste cluster da tecnologia, principalmente para a área da saúde. Temos uma belíssima oportunidade empresarial”, prospectou.
Destacando as dez mudanças no mundo do trabalho, com novos padrões gerenciais e organizacionais, Suzana Kakuta enumerou conectividade, sigilo X imagem, qualidade de vida, home-office, diversidade dentro das empresas, bullying e assédio moral, informalidade, economias interligadas, complexidade e agilidade mental. “Não tem como querer fazer o novo com estruturas arcaicas de trabalho. Estamos no ápice do desenvolvimento e a economia está baseada no conhecimento, com utilização de T.I, nano e biotecnologias, e eletroeletrônicos, através dos aplicativos. Estamos na era da convergência tecnológica, ou seja, várias tecnologias com o mesmo fim. Porém, vai chegar o momento que teremos um desafio maior, e esta hora não está longe. Precisamos de gente, com conhecimento e qualificação. Mais do que nunca é importantíssimo reforçar a cobrança junto ao poder público visando uma aplicabilidade profunda nas séries fundamentais de ensino. É fato que necessitamos sair do modelo quantitativo e focarmos no qualitativo”, assinalou a palestrante.
Susana Kakuta dirige uma agência de fomento, pela segunda vez, focada no Rio Grande do Sul, com economia mista de capital fechado. O Badesul, segundo explicou, possui 99,99% do seu capital social totalmente integralizado e representado por ações ordinárias nominativas. É uma instituição financeira que se dedica ao crédito de longo prazo a investimentos fixos e mistos voltados ao desenvolvimento econômico e social do RS. Sua área de negócios está ligada a empresas industriais e comerciais, prefeituras, produtores agropecuários e agroindústrias, empresas inovadoras, com participações em fundos de investimentos privados e serviços em gestão de fundos públicos estaduais. “Os Estados vão ter que se aproximar das empresas, é uma oportunidade. Temos polos tecnológicos e incubadoras por todo o Rio Grande do Sul. Este é o momento de se efetivar a relação público/privada, com ambiente para novos negócios e modelos de desenvolvimento”, reforçou ela.
A palestrante também ressaltou que o momento é delicado para quem toma e para quem empresta recursos. Entretanto, afirma que “trabalhamos com um potencial de queda de juros dentro de seis meses e com estabilidade da inflação para o próximo ano”.
Os participantes foram recepcionados pelo presidente da ACI, Marcelo Clark Alves, e pelo vice-presidente da Regional Campo Bom, Cesar Ramos. "Completamos 16 anos de atuação em Campo Bom e a concretização da nova sede simboliza um convite para que a comunidade participe das ações e eventos realizados pela entidade", observou o presidente da ACI. "Estamos na contramão do pessimismo e queremos, cada vez mais, focar no crescimento e desenvolvimento da nossa região", complementou o vice Cesar Ramos. 

O patrocínio da reunião-almoço, que contou com coquetel e mini porções, foi de Unimed Vale do Sinos e colaboração de Feevale Techpark. (De Zotti – Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário