Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Estudantes e LGBTs contestam comentário do vereador Jair

Comentário feito pelo vereador Jair Wingert (PP), na sessão da Câmara de Campo Bom do dia 25 de julho, causou descontentamento em alguns segmentos da comunidade campo-bonense. Na segunda-feira (8), o vereador foi procurado em seu gabinete na Câmara e recebeu uma carta contestando seu pronunciamento. Wingert desculpou-se com todos que se sentiram ofendidos com sua fala e leu parte do conteúdo da correspondência.

Confira a carta na íntegra:
“A União dos Estudantes de Campo Bom e a UNA (União Nacional LGBT) vêm por meio desta carta deixar todo o seu repudio e indignação referente à postura do vereador Jair Wingert (PP) na sessão ordinária que ocorreu no dia 25/07/2016 nesta Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Campo Bom/RS. Onde o mesmo proferiu discurso com características homofóbicas, falando que em sua época uma família era constituída entre um homem e uma mulher. Que quando “DEUS”, criou o JARDIM DO ÉDEN, ele pós Adão e Eva, não Adão e Ivo. O vereador como formador de opinião e representante de toda população campo-bonense agiu de forma discriminatória com parte desta população.
Constituição Federal de 1988
ADI 4277 do Supremo Tribunal Federal reconhece toda e qualquer União Estável entre duas pessoas do mesmo ou de sexo aposto como organização de família e dá-lhes todos e quaisquer direitos e deveres civis e previsto na Constituição Federal.
Art. 5º CF - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
Sabendo que todo símbolo de Estado deve ser Laico, o vereador não demonstrou desta forma, representando seus ideais religiosos e podemos dizer que nesse caso o vereador Jair Wingert (PP), utilizou-se de Estereotipo (ideia ou convicção classificatória preconcebida sobre alguém ou algo, resultante de expectativa, hábitos de julgamento ou falsas generalizações). Isso interfere diretamente no Art. 5º da Constituição Federal, assim havendo uma pré-descriminação. Além de já exposto, não podemos deixar de mencionar a realidade social na qual a comunidade LGBT está inserida, vemos o preconceito e ações discriminatórias crescendo de maneira exponencial em nossa sociedade. São diários os relatos de violência moral, psicológica e física contra os LGBT’s. E mais, se o conceito família exposto pelo vereador Jair é de um homem e uma mulher, uma mãe que cria seu filho sozinha, não teria uma família então?
Nossas casas legislativas não podem se submeter a atrasos deve estar sempre conectadas com as evoluções sociais vividas pelos cidadãos, afim de deixar de lado e para trás todo e qualquer tipo de preconceito. Levando isso em conta consideramos inadmissível que um ocupante de cargo público eletivo adote tal postura, por mais divergentes que sejam suas ideias e opiniões a cerca do assunto, tais convicções, às vezes, devem ser deixadas de lado no momento de usar a tribuna, espaço de representatividade popular, levando em conta que a nossa comunidade possui a maior variedade possível, seja ela religiosa, política e sexual e que o Estado deva atuar para mediar conflitos e buscar a convivência harmônica da sociedade. Nós, das entidades que abaixo assinam, lutamos diariamente contra a LGBTfóbia, o machismo, racismo e qualquer tipo de preconceito e nos sentimos extremamente atingidos quando um agente público usa de seus espaços para tomar discursos, que ao nosso ver, vão no caminho contrário da nossa luta. Por fim, exigimos reparação pública do vereador em relação ao que o mesmo proferiu em seu discurso acima citado no mesmo grau das palavras proferidas que atingiram e ofenderam a comunidade LGBT. Sem mais, assinam abaixo as entidades que repudiaram tal discurso e que lutam pelos direitos da comunidade LGBT:
União dos Estudantes de Campo Bom – UECB
União Nacional LGBT – UMA LGBT
União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - UBES
Diretório Academico de Direito da Universidade FEEVALE
União da Juventude Socialista – UJS
Associação dos Moradores da COHAB Sul – AMOSUL
Associação dos Moradores Recanto da Paz
 Campo Bom, 08 de agosto de 2016.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário