A terceira edição da Maratona MUDE, evento realizado pela
Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com
a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil),
já tem data definida. A Batalha Criativa entre equipes de designers brasileiros
e a programação de conteúdo ocorrerão nos dias 14 e 15 de outubro, no BarraShoppingSul,
em Porto Alegre/RS. As inscrições para a
captação de equipes já estão abertas e podem ser realizadas, sem custo, no site
www.maratonamude.com.br.
Neste ano, a Maratona MUDE trará o conceito da polifonia da
moda. “O design precisa ouvir as diversas vozes da moda, que vêm das ruas, dos
movimentos sociais e das mudanças culturais do nosso tempo. Tudo é elemento
para a construção de um produto que transcenda o material” , explica o
consultor de Design Estratégico da Abicalçados, Dario Henke, ressaltando que o
objetivo do projeto é estimular a criação de um design autoral por parte dos
participantes. “A indústria de calçados, gradualmente, vai entendendo a
importância da cultura do design, da criação de um produto com identidade
própria”, avalia Henke.
A Batalha
As equipes terão até o dia 25 de agosto para realizarem a
inscrição no site da Maratona MUDE. Cada uma deve ter quatro participantes, de
preferência multidisciplinares. “Não é obrigatório, mas pela nossa experiência,
a sugestão é de que as equipes sejam multidisciplinares e englobem
profissionais capazes de executar todos os processos da produção de um
calçado”, aconselha o gestor.
Os grupos selecionados por uma comissão de especialistas da
Abicalçados farão a esperada Batalha Criativa no dia 14 de outubro. Em um
período ininterrupto de 24 horas, em área central no BarraShoppingSul, as
equipes deverão desenvolver três protótipos de calçados. O resultado será
divulgado no dia 15, durante a programação de conteúdo da Maratona, que será anunciada
em breve. A equipe com melhor resultado receberá R$ 20 mil.
A Maratona MUDE é uma realização da Abicalçados no âmbito do
Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido em
parceria com a Apex-Brasil. Os patrocínios são da Couromoda e da Francal
Feiras.
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