Páginas

domingo, 18 de junho de 2017

Comunidade já troca resíduos orgânicos por mudas

A comunidade campo-bonense já está aproveitando para trocar os resíduos orgânicos produzidos nas residências por mudas de hortaliças, chás e temperos. A ação acontece através do Floração, um projeto promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) que troca os resíduos domésticos entregues pela comunidade por mudas e ainda estimula a produção de hortas urbanas. O projeto entrou em atividade nesta quarta-feira, 14, quando a comunidade conheceu melhor a iniciativa e foram efetuadas as primeiras trocas.
Como a dona de casa Adriani Melha, 39 anos, que aproveitou a tarde de quarta-feira para conhecer melhor como funciona o sistema de trocas. “Sempre faço a separação do lixo em casa e fiquei sabendo pelo Facebook do Floração. Achei muito legal a iniciativa e vou fazer trocas e levar mudas de temperos e chás para minha família”, contou Adriani. A próxima troca acontece neste sábado, 17, das 9h às 11h.
Como funciona o projeto
A troca pode ser feita na sede do Floração (Av. Bibiano Trott esquina Av. dos Estados, bairro Metzler) nas quartas-feiras das 9h às 11h e das 14h às 16h e também nos sábados das 9h às 11h. Cada porção de resíduos orgânicos, que pode ser entregue em baldes de 5 litros, pode ser trocada por mudas de hortaliças, chás e temperos.
Os resíduos orgânicos podem ser cascas de frutas, restos de hortaliças, erva mate usada, entre outros que podem ser compostados. Durante a troca também é explicado a pessoa como proceder para produzir a compostagem em sua casa, como fazer o desenvolvimento de composteiras e também como cultivar sua horta.
O objetivo do projeto é, ao mesmo tempo, diminuir a quantidade de lixo gerado, transformar resíduos orgânicos em adubo e ainda estimular a produção de compostagem doméstica e o plantio de hortas urbanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário