Páginas

terça-feira, 6 de junho de 2017

Uma festa para celebrar todos os tipos de famílias

Um jeito diferente de celebrar a família em toda sua diversidade de agrupamentos, onde o que realmente importa é o vínculo afetivo, promovendo ainda a interação da comunidade com a unidade escolar. Esses são os objetivos da Festa da Família, uma ação organizada pelas escolas municipais de Campo Bom durante os meses de maio e junho, quando as unidades de ensino abrem as portas para celebrar as famílias de seus estudantes e estreitar laços com a comunidade.
Segundo o prefeito Luciano Orsi, quase todas as escolas municipais realizam a festa que tem o objetivo de oportunizar que familiares e a comunidade como um todo possam conhecer melhor a escola do seu bairro. “Essa festa oportuniza aos familiares passarem um tempo junto dessas crianças, aproveitando para conhecer e se aproximar do ambiente escolar", explica.
Segundo a titular da Secretaria de Educação e Cultura, Simone Schneider, as configurações familiares são muito diversificadas nos dias atuais e o que importa para a criança é o vínculo familiar. “Há crianças e adolescentes que vivem com o pai e com a mãe, outros moram só com o pai ou com a mãe, há ainda aqueles que são criados pela avó. Atentas a essas novas configurações, nossas escolas promovem a Festa da Família, eventos abertos a todos os parentes em substituição aos tradicionais Dia das Mães e Dia dos Pais. Evento onde o que realmente importante é o amor que une as pessoas”, define Simone.
Uma festa abrangente
Apresentações artísticas, pintura de rosto, brinquedos infláveis, barracas de lanches, brechós. As Festas da Família oferecem uma diversidade de atividades para que alunos e comunidade celebrem juntos. Um exemplo disso foi o evento realizado pela escola Genuíno Sampaio no último sábado, 3. Centenas de pessoas passaram pela escola e aproveitaram a manhã ensolarada para se divertir.
Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Elaine Schneider, esse ano a festa teve um formato um pouco diferente, tendo aberto espaço para que as famílias comercializassem produtos e serviços, como brechós e caricaturas. “A comunidade montou 14 estandes para comercializar seus produtos. Este também é um momento para a integração da comunidade, uma forma diferente de proporcionar que as famílias participem das atividades da escola”, definiu.

A vendedora Andressa Pereira, mãe da estudante Isadora, 7 anos, estudante do 2º ano, foi uma das que aproveitou para fazer um pequeno brechó de coisas que não precisava mais em casa. “Achei a iniciativa muito legal. Tanto que separei alguns brinquedos, sapatos e roupas para vender ou trocar com outros pais. Além do mais é uma chance de interagirmos com outros pais”, define Andressa. (Fonte: Imprensa PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário