Páginas

terça-feira, 6 de junho de 2017

Encontro da Samu de Campo Bom recebe mais de 130 participantes

Todo dia eles salvam milhares de vidas por todas as regiões do Brasil. Heróis anônimos que fazem desse trabalho mais do que uma profissão, mas sim uma vocação de vida. E para estarem ainda mais preparados para esse serviço essencial para a comunidade que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Campo Bom, como parte da sua celebração de 8 anos de atividades no município, realizou no último sábado, 3, o 1º Encontro Cientifico Samu, organizado pela Samu Vale do Sinos.
Segundo o coordenador da Samu da cidade, Fábio Schwan, um dos organizadores do evento, durante todo o dia cerca de 130 participantes de mais de 30 município de todo Estado participaram do encontro que aconteceu na Escola Borges de Medeiros e no CTG M'Bororé. “Contamos com palestras, atividades práticas e troca de experiência entre as equipes. Só temos a celebrar o engajamento de todos na busca por mais qualificação profissional”, destaca.
Durante a abertura do evento o prefeito Luciano Orsi ressaltou a importância do encontro para os profissionais. “O serviço prestado pela Samu é essencial para a população, são nossos verdadeiros anjos da guarda, e o desejo de vocês de estarem sempre preparados e buscando qualificação mostra o empenho com que desempenham esta função”, definiu Orsi.
A Secretária de Saúde, Suzana Ambros Pereira, destacou como é fundamental a busca por aperfeiçoamento profissional através do compartilhamento de experiências na área de saúde. “Este é um momento crucial, e essa qualificação técnica fará a diferença para sempre na vida de vocês. Este é um momento para troca de experiência e de aprendizados que vão fazer a diferença na hora de um atendimento, quando a adrenalina, a emoção, podem até estar em alta, mas temos de ter calma e agir racionalmente para efetuar um resgate ou salvamento”, destacou Suzana.
Atividades práticas
Durante o evento, além de palestras, os profissionais puderam passar por diversas atividades práticas, como técnicas de imobilização, acesso intra-ósseo, resgate em altura e em espaço confinado, manejo de paciente em choque, entre outros. Para a estudante de enfermagem que trabalha na Samu de Novo Hamburgo, Diessi da Silva, esta foi uma oportunidade de aprender técnicas que serão utilizadas no dia a dia do serviço. 

“Fiquei impressionada com a estrutura montada, com tudo que foi mobilizado para a realização deste evento. É fundamental estar se reciclando nesta profissão. Muitas vezes a gente faz o primeiro aprendizado e depois não descobre novas técnicas e métodos, nem troca experiência e conhecimentos com outros profissionais. Fiquei especialmente impressionada com a técnica de reanimação com crianças. É algo que ainda não passei na minha carreira, mas quando for preciso quero estar preparada”, destaca Diessi. (Fonte: Imprensa PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário