Páginas

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Prefeito vistoria início das obras de tratamento da rede de esgoto

Obra atenderá mais de 18 mil habitantes e contará com mais de R$ 7 milhões de investimento da Corsan e da Prefeitura

Já estão a todo vapor as obras de ampliação do sistema de tratamento de esgoto de Campo Bom. Na tarde de terça-feira, 20, o prefeito Luciano Orsi, acompanhado do titular da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), João Flávio, e do secretário de Obras, Patrick Ruppenthal, acompanhou o início das obras que estão ocorrendo no bairro 25 de Julho. No momento a instalação está sendo efetuada nas ruas Cirino Bergmann, Presidente João Goulart e João Pedro Dias.
Segundo Orsi, assim que concluída, a obra deve beneficiar mais de 18 mil pessoas. “Vamos elevar de 2% para 25% o percentual de residências que contam com tratamento do sistema de esgotamento sanitário no município. Pedimos que as pessoas tenham paciência, pois os transtornos que a obra vai causar momentaneamente se converteram em benefícios permanentes para a cidade, para a saúde da comunidade e para o meio ambiente”, afirma o prefeito.
A obra é promovida em uma parceria entre a Corsan e a Administração Municipal que investirão R$ 7.535,148,56 na instalação que abrangerá mais de 27 quilômetros de rede coletora de esgoto e cobrirá os bairros Santa Lúcia, Jardim do Sol, Cohab Leste e 25 de Julho. Estas obras incluirão em uma segunda fase a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que deve ser instalada no bairro Mônaco. No total serão mais de 14,6 mil metros de ramais prediais e 2,5 mil metros de redes auxiliares.
Segundo o titular Sema, nesta primeira fase a comunidade ainda não precisa adequar suas casas para o novo sistema e que equipes de mobilização social da Corsan estão visitando as casas dos moradores distribuindo material informativo com o objetivo de esclarecer a população de como funciona a ligação das casas à rede coletora. “Essas equipes passarão antes do início das obras em cada uma das ruas explicando à população sobre como funciona a implantação da rede coletora e da ETE. A ideia é sensibilizar a comunidade da importância e da obrigatoriedade do proprietário da residência de conectá-la à rede coletora o que deve ocorrer antes que a ETE entre em operação”, afirma Flávio.
Como funciona o tratamento de Esgoto
Através da rede coletora pública, o esgoto sai das residências e chega à estação de tratamento, denominada ETE. O sistema é longo, pois o esgoto é recolhido por ramais prediais e levado para bem longe, o que exige a realização de grandes obras subterrâneas ao longo das ruas. Uma vez instalada a rede coletora e implantado o sistema de tratamento pela Corsan, é a vez de os clientes fazerem a sua parte, pois cada morador deve fazer a ligação da sua residência à rede coletora para contribuir com a saúde pública e a recuperação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário