Páginas

terça-feira, 6 de junho de 2017

Um exército de jovens em defesa do meio ambiente

A Semana do Meio Ambiente de Campo Bom, que acontece de 5 a 11 de junho, não poderia ter começado de forma melhor. Na manhã desta segunda-feira, 5, mais de 450 jovens, divididos pelas 43 escolas municipais, juraram defender o meio ambiente. Foi durante a posse dos novos patrulheiros ambientais e monitores ecológicos da cidade que foram empossados solenemente em suas escolas. Durante a posse, os estudantes fizeram o Juramento de Henrique Luiz Roessler.
Uma das defensoras do meio ambiente será a estudante Hérica Fernanda, 10 anos, estudante do 5º ano da escola Dona Augusta, que tomou posse como patrulheira ambiental. “Não podemos nos acomodar e ficar na mordomia. Temos de nos mexer e separar o lixo, reciclar, plantar, fazer o que podemos hoje para não nos arrependermos no futuro”, destaca.
O vice-prefeito, Beto Santos, destacou o papel fundamental dos jovens como agentes defensores do meio ambiente e disseminadores. "Teremos um mundo mais saudável e sadio a partir do trabalho realizado por vocês Que vocês ajudem a fiscalizar o descarte irregular de lixo, cuidem de nossas matas, de nossos rios e principalmente conscientizem a sua comunidade para que todos cooperem com vocês”, destacou Beto.
Segundo o titular da Secretaria de Meio Ambiente, João Flávio, o objetivo dos monitores ecológicos é formar uma consciência crítica frente as questões ambientais e através de uma ação consciente aplicar atitudes construtivas, na preservação do meio ambiente, no bairro onde moram e a nível municipal. Já os monitores são uma unidade de ação responsáveis por ações de meio ambiente na escola, como fiscalizar e auxiliar na separação do lixo, auxiliar na execução da horta escolar e jardins, entre outras ações. “Isso é importante pois, desde pequenos já aprendem na sala de aula sobre a preservação da natureza e atitudes que podem mudar o mundo, como separar do lixo, plantar, não jogar lixo no chão e cuidar dos animais, entre outras ações que podem parecer pequenas mas que fazem toda a diferença para nosso planeta”, define o secretário.
Semana  do Meio Ambiente
A comemoração alusiva à Semana do Meio Ambiente em Campo Bom é repleta de diversas atividades para a comunidade, principalmente para os estudantes, para que possam refletir sobre a importância de preservar a natureza. Com o tema O futuro se planta no presente, a programação do evento contará com posse dos Monitores Ecológicos, plantio de árvores, doação de mudas, feira de adoção de animais, navegação no Rio dos Sinos, entre outras atividades.
Juramento de Henrique Luiz Roessler
“Juro solenemente, como filho do Brasil, orgulhoso de suas belezas e riquezas naturais, zelar pelas suas florestas, sítios e campos, protegendo-os contra o fogo e a Devastação, fomentar o reflorestamento, conservar a fertilidade do solo, a pureza das águas e a perenidade das fontes e impedir o extermínio dos animais silvestres, aves e peixes”. (Fonte: Imprensa PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário