Páginas

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Escritores são homenageados em Campo Bom

Uma cidade é feita de muitas histórias. E a noite de segunda-feira, 5, foi marcada por uma homenagem as pessoas que transportaram para o papel fatos marcantes de Campo Bom, desde momentos históricos até acontecimentos do cotidiano, registrando as histórias que compõe o município. Assim a Biblioteca Pública Municipal Antônio Nicolau Orth, instalada no Complexo Cultural-CEI, proporcionou um momento cultural no qual escritores que publicaram obras literárias sobre Campo Bom foram homenageados.
Escritores como José Edimar de Souza. Graduado em História e em Pedagogia;  mestre, doutor e pós-doutor em Educação pela UNISINOS; Edimar tem obras dedicadas a Campo Bom como O Pastor Klingelhoeffer e a Revolução Farroupilha: Uma Contribuição ao Cinquentenário da Emancipação Política de Campo Bom, sendo também organizador da obra comemorativa aos 50 anos do município Campo Bom: um lugar para ser feliz. Para Souza, Campo Bom é o lugar que escolheu para construir sua vida e foi onde boa parte de sua trajetória profissional se desenvolveu. “As possibilidades de compreender e refletir sobre nossa realidade, sobre o modo como as pessoas vivem, se posicionam, elaboram seus repertórios familiares, culturais a partir de valores que compartilham tem sido o meu principal propósito com os diferentes trabalhos que foram produzidos sobre uma história local, regional. Quero parabenizar minha cidade e aos demais companheiros que fazem cotidianamente o município acontecer”, definiu Souza.
Também foram homenageados Raul Gilberto Blos (Clube 15 de novembro Rumo ao Centenário de Futebol e Campo Bom 1924-1975), o grupo de 19 alunos da escola Rua Barbosa (Legado, Lembranças e Memória), Nilson Pedro Wolff (A Neve no Brasil) e Claricia Herrmann (O Documentário Cultural e A História do Sapato).
O prefeito Luciano Orsi destacou a importância daqueles que ajudaram e ainda ajudam a contar a história de Campo Bom. "São pessoas que têm o desprendimento de fazer este registro para o enriquecimento cultural de Campo Bom, com estas obras que nos orgulham”, destacou.
Para a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, “o município tem uma história marcante e é fundamental o trabalho de fazer estes registros para as próximas gerações. ”
Segundo a coordenadora do Complexo Cei e da Biblioteca, Aline Moraes Soares, o evento ajudou a promover o conhecimento sobre a herança cultural, o apreço pelas artes, fomentar o diálogo inter-cultural e a diversidade cultural; apoiar a tradição oral e assegurar o acesso dos cidadãos a todos os tipos de informação da comunidade local. “É nosso intuito continuar levando até a comunidade o conhecimento, seja através de contação de história, de retirada de livros, de pesquisa ou através da música”, define Aline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário