Páginas

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Prefeitura promove seminário sobre tratamento de resíduos

A Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na terça-feira, 6, um encontro que abordou a gestão ambiental no município, com enfoque no gerenciamento de resíduos industriais, domésticos e no ambiente escolar. Foi durante o I Seminário de Educação Ambiental, com o tema Resíduos. O encontro, que reuniu professores, empresários, especialistas e a comunidade aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores. O intuito foi promover a interação entre as unidades de ensino, empresas, estudantes e a população a adotar medidas para a efetivação de uma cidade sustentável, além de se fomentar o sentimento de pertencimento e responsabilidade socioambiental de todos os participantes.
Segundo o titular da Sema, João Flávio, o encontro abordou questões de gestão ambiental no município, e trouxe o compartilhamento de ações bem-sucedidas implantadas em escolas e também em empresas da cidade. “Na parte da tarde contamos com a apresentação de projetos de nossos professores e a noite foram apresentados cases de sucesso como o aplicativo da Escola CEI, as ações da Cooperativa Dois Irmãos e o gerenciamento de resíduos da empresa Schutz. Além disso, pudemos expor todo o trabalho desenvolvido pela Prefeitura, através da Sema, no gerenciamento dos resíduos sólidos e orgânicos do município. O que percebemos é que tanto professores, como empresas e a própria comunidade já estão abertas a realidade que temos de ter a preocupação em gerenciar os resíduos que produzimos e que isso é uma responsabilidade de todos”, afirma o secretário.
Para o professor Wilson Lucas, da escola Princesa Isabel, a integração entre as escolas e a valorização do meio ambiente como ferramenta pedagógica é de suma importância. Na escola o meio ambiente é trabalhado de diversas formas, principalmente através da separação de resíduos, produção de compostagem e cultivo de uma horta pelos alunos. “Nesse encontro pudemos disseminar ideias para uma comunidade campo-bonense mais consciente. O trabalho realizado nas escolas é de suma importância, pois trabalhamos noções de meio ambiente e podemos ter um conhecimento mais concreto, mais real, como o trabalho em hortas. O professor é algo que inspira o aluno e se o educador der bons exemplos, ter uma boa conduta, com certeza essa criança vai se tornar um adulto mais reflexivo e consciente”, define o professor.
Entre as ações de gerenciamento de resíduos industriais foi apresentado o case da empresa Schutz, com o seu Projeto de Eliminação do Passivo Ambiental (PEPA). O projeto faz parte do gerenciamento de resíduos da empresa, que procura reaproveitar a maior quantidade e diversidade de resíduos possíveis, eliminando o descarte de material. Além de todo esse trabalho efetuado para a gestão dos resíduos produzidos na própria empresa o projeto também compreende o material de prestadoras de serviço.
Semana  do Meio Ambiente
O seminário faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente em Campo Bom, que acontece de 5 à 11 de junho, repleta de diversas atividades para a comunidade, principalmente para os estudantes, para que possam refletir sobre a importância de preservar a natureza. Com o tema O futuro se planta no presente, a programação conta com posse dos Monitores Ecológicos, plantio de árvores, doação de mudas, feira de adoção de animais, entre outras atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário