Páginas

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Parlamento Metropolitano na busca de soluções para RS 239, Av. dos Municípios, Saúde e segurança

Na manhã desta sexta-feira, 23, a Câmara de Vereadores de Campo Bom sediou a primeira reunião de 2017 do Polo do Vale do Sapateiro do Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre. O presidente do Legislativo Campo-Bonense, Max de Souza (PMDB), conduziu os trabalhos juntamente com o vereador Mauro Pinheiro de Porto Alegre, presidente do Parlamento Metropolitano. Os vereadores Victor Souza (PC do B), Flávio de Andrade (PP) e Cirano Cardozo (PP) também participaram do encontro, bem como a Presidente do Legislativo de Novo Hamburgo, Patrícia Beck, do Legislativo de Sapiranga, José Aristides de Moura, o Juca, além de demais parlamentares de Novo Hamburgo, Sapiranga, Araricá, Nova Hartz e Portão.
Após explanação do vereador Mauro Pinheiro sobre a organização do Parlamento Metropolitano, os participantes expuseram suas demandas que poderão ser debatidas entre todos os integrantes para busca de soluções regionais.
O vereador Victor Souza destacou a importância de criar mecanismo para integrar as emendas parlamentares. Já a vereadora Patrícia Beck manifestou a necessidade de ser construído um hospital regional para atender as demandas dos municípios, bem como a questão da segurança, com a instalação de delegacia especializada no combate as drogas.
Já o vereador Jamir Pelicioni de Nova Hartz lembrou de se pensar em alternativas para resolver os problemas enfrentados pela população que utiliza a RS 239.
Naasom Luciano, vereador de Novo Hamburgo, também se manifestou e lembrou que a conclusão da Avenida dos Municípios é mais uma das demandas que precisam ser discutidas pelos parlamentares, assim como a repatriação de recursos da Lei Kandir e questões ambientais.
Por fim, o vereador Robinson Bertuol de Nova Hartz lembrou que a cidade é cortada pela RST 464 e pediu atenção para criar mecanismos de segurança na rodovia.
Todas as demandas apresentadas pelos parlamentares foram registradas para serem abordadas com propostas de ações nos próximos encontros do Polo do Vale do Sapateiro.
Em 14 de julho, na Câmara de Porto Alegre, os vereadores voltam a se reunir com os demais polos para definição das eleições de vice-presidentes e integrantes das comissões de trabalho. Também no dia 14 de julho, os integrantes do Polo do Vale do Sapateiro definirão a data do novo encontro do grupo que deverá ser realizado em Novo Hamburgo.
Demandas que serão trabalhadas em conjunto pelos vereadores
- Integração de emendas parlamentares;
- Saúde (Hospital Regional e outros);
- Segurança (Aumento do efetivo e outros);
- Compartilhamento de conhecimento e união de forças junto a demais poderes e instâncias;
- RS 239 (Acessos e passarelas);
- Avenida dos Municípios;
- Repatriação de Recursos da Lei Kandir;
- Questões ambientais junto ao Ministério Público;
- Desenvolvimento Econômico e Turismo;
- RS 010;
- Extensão da BR 448;
- RST 464 (Sinalização e Controladores de Velocidade).
Entenda a organização do Parlamento Metropolitano
O Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre é o espaço institucional integrado pelas 34 Câmaras de Vereadores da Região Metropolitana de Porto Alegre que representa mais de 400 parlamentares e é responsável por 40% do PIB do Estado. O Parlamento Metropolitano tem por meta principal proporcionar a cooperação entre os integrantes deste colegiado, buscando o debate e a resolução de problemas comuns dos municípios. As 34 cidades foram dividias em sete polos regionais, sendo Campo Bom integrante do Polo do Vale do Sapateiro que compreende ainda as cidades de Dois Irmãos, Ivoti, Estância Velha, Novo Hamburgo, Sapiranga, Araricá e Nova Hartz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário