Páginas

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Prefeitura inicia censo de cães e gatos de Campo Bom

A Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), começou esta semana um levantamento para descobrir o número de cães e gatos domiciliados, semi-domiciliados e de rua da cidade. Para isso, os moradores da cidade responderão um questionário sobre vários assuntos relevantes sobre os animais domiciliadas, como sexo, porte, idade, vacinas, castração, entre outros, bem como se os animais têm acesso a rua e podem estar parte do dia fora do pátio das casas (são semi-domiciliados). O questionário também abrangerá dados sobre cães e gatos de rua, espaço onde os moradores informarão sobre os animais sem donos que vivem nas ruas do bairro.
Para dar início a esse Censo, na tarde desta terça-feira, 26, a equipe da Sema se reuniu na escola CEI com os cerca de 60 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) da cidade, que auxiliarão na coleta de dados entregando o questionário na casa dos moradores. O Programa de Saúde da Família (PSF), ao qual os ACSs pertencem, abrange 65% da população do município. O questionário para o restante da população, os demais 35%, deverá ser aplicado por funcionários da Sema.
Segundo o titular da Sema, João Flávio, o objetivo do levantamento é conseguir dados para o planejamento de ações a serem realizadas para o controle populacional de cães e gatos abandonados na cidade, além de ser uma exigência do Conselho Regional de Medicina para a liberação do Castramóvel, uma unidade que efetuará a castração de animais na cidade e que deve entrar em operação no final do segundo semestre deste ano ainda.
“Os ACSs terão um papel fundamental na aplicação deste questionário com a comunidade. A previsão é que o processo termine até o finalde agosto e, de posse destes dados, teremos uma estimativa dos animais domésticos e de rua da cidade e podermos desenvolver melhor nossa Política Municipal para Animais. Isso deverá nos auxiliar o nosso planejamento para sabermos a quantidade de medicamentos que deveremos licitar e os equipamentos e profissionais necessários”, define o secretário. A previsão é que um novo Censo seja realizado dentro de três anos para ter um panorama das mudanças que as ações da Prefeitura terão sobre o número de animais na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário